Dois garimpeiros são resgatados de mina ilegal
Publicado Diário FMem 25/01/2025
Os momentos de tensão envolvendo os três garimpeiros soterrados em uma mina ilegal de cobre, na vila Nova Jerusalém, em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, caminham para o fim. Dois garimpeiros foram resgatados.
Mais cedo, quatro mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) conseguiram atravessar o bolsão de água formado na mina e alcançar as vítimas.
Os mergulhadores avaliaram as condições do local antes de começar o procedimento de resgate dos garimpeiros.
A mobilização dos mergulhadores partiu do próprio Corpo de Bombeiros, que atua na operação desde o dia do acidente, com um quantitativo de 14 bombeiros. A equipe foi reforçada com novos integrantes, mergulhadores vindos diretamente de Belém (PA).
Na tarde deste sábado (25), as equipes utilizaram um cano improvisado como duto de ar, que permitiu o contato com os garimpeiros e o envio de alimentos.
Entenda o caso
Na última sexta-feira (24), três garimpeiros ficaram presos em uma mina ilegal de cobre após o desabamento de uma caixa de contenção bloquear a entrada principal. O acidente ocorreu a cerca de 50 metros de profundidade.
Desde o dia da ocorrência, equipes do Corpo de Bombeiros, socorristas e psicólogos estão no local realizando esforços para resgatar as vítimas e oferecer suporte psicológico.