Escola promove ações práticas pelos Dias da Floresta e da Água

Publicado em 21/03/2025

A preservação do meio ambiente é um tema cada vez mais presente na rotina escolar, e ações práticas têm se mostrado fundamentais para engajar os alunos nessa causa. Em Belém, a Escola Estadual Aldebaro Cavalero de Macedo Klautau realizou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional das Florestas, nesta sexta-feira (21), e o Dia Mundial da Água, no sábado (22).

O evento incluiu o plantio de mudas e a análise do pH da água, atividades que reforçaram a importância da sustentabilidade e da conscientização ambiental entre os estudantes.

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O plantio de mudas foi uma das iniciativas que despertaram maior interesse entre os alunos. Árvores frutíferas, plantas ornamentais e espécies medicinais passaram a compor o ambiente escolar, com a responsabilidade de cuidado compartilhada entre os próprios estudantes. Antes da atividade prática, os professores trabalharam os conceitos teóricos em sala de aula, explicando o ciclo de vida das plantas e a importância de um plantio adequado.

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A estudante Isabela Saldanha, do 9º ano do Ensino Fundamental, trouxe uma muda de Jasmim para contribuir com a ação. “Sempre gostei de ambientes decorados com flores e frutos. Hoje, trouxe um Jasmim, uma flor delicada que tem na minha casa e que eu queria muito ver aqui também, no ambiente escolar”, disse a aluna.


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“ZELAR PELA PRESERVAÇÃO”

Para Leander Meireles, também do 9º ano, o evento teve um impacto significativo na forma como ele enxerga a preservação ambiental. “É algo muito legal poder presenciar essa atividade, pois vivemos em uma realidade em que a poluição está aumentando. A forma como a escola traz essa conscientização aos alunos sobre a importância de preservar nossas florestas é muito bacana, especialmente de forma prática. Esse conhecimento eu levo para minha casa, e já temos um jardim com várias plantas. Até meu irmão de 7 anos já compreendeu a importância de zelar pela preservação”, comentou o estudante.

De acordo com Luiz Otávio, professor de Química e responsável pelo componente de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima, atividades práticas são essenciais para consolidar o aprendizado. “Eu vejo que eles ficam muito motivados com esse tipo de ação, porque passam a refletir sobre a consciência ambiental na prática. Então, a partir do momento em que a gente sai da sala de aula, do quadro e parte para a ação interna, como no evento de hoje, isso fortalece o aprendizado”, explicou.

ANÁLISE DE ÁGUA

Além do plantio de mudas, os alunos participaram de uma atividade voltada à análise do pH da água, comparando amostras de diferentes fontes e marcas comerciais. A iniciativa buscou despertar um olhar mais crítico sobre a qualidade da água consumida diariamente.

O estudante Péricles Carvalho, da 2ª série do Ensino Médio, destacou a importância do aprendizado adquirido. “O que realmente me chamou a atenção neste trabalho foi que muitas pessoas pensam que, só porque a água vem de um certo lugar, de certa procedência, ela é melhor do que outra. Isso depende, porque a água muda o pH dela dependendo da superfície que ela toca. Então, muitas pessoas são enganadas por não saberem disso, e, como eu aprendi, já posso ensinar e passar essas informações para outras pessoas”, afirmou.


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AMPLIAÇÃO DO APRENDIZADO

Para Rosiana Garcia, gestora da escola, projetos pedagógicos que envolvem ações práticas ampliam o aprendizado dos estudantes. “É uma grande oportunidade para eles, para que possam se desenvolver pedagogicamente, para que possam crescer e aprender mais os conteúdos. Estando envolvidos nesses projetos, com ações na prática, com certeza eles vão aprender muito mais rápido, vão aprender mais e poderão usar essas aprendizagens na sua vida”, destacou.

A iniciativa integra a Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, desenvolvida pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc). Desde o início do ano letivo de 2024, todos os estudantes da rede estadual passaram a contar com o componente curricular de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima, que visa fortalecer a consciência ecológica e preparar os jovens para desafios ambientais futuros.


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