“Fábrica da Joelma” pega fogo e livros são queimados no Pará
Publicado em 17/11/2023
A forte estiagem que castiga a região oeste do Pará facilita a ocorrência de queimadas, incêndios e outras tragédias relacionadas ao fogo.
Na última terça-feira (17), um incêndio destruiu parte de um galpão conhecido como “antiga fábrica da Joelma” em Almeirim, na região do Baixo Amazonas. O local abrigava milhares de exemplares de livros didáticos da rede municipal de ensino, que foram queimados pelo fogo.
CONTEÚDO RELACIONADO:
Incêndio atinge supermercado recém inaugurado em ItaitubaVídeo: Incêndio na Terra Firme pode ter sido criminoso
O local fica próximo de casas, mas o incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros antes de se alastrar. De acordo com a Prefeitura Municipal de Almeirim, os livros que foram queimados já não eram mais utilizados e se tratavam de exemplares que foram recolhidos em 2020 e, até então, seguem sem uso.
Não se sabe ao certo quantos livros foram queimados no local, utilizado como depósito pela prefeitura. Outros locais dentro do galpão, que abrigam insumos e demais materiais didáticos, não foram afetados.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!
A prefeitura ainda declarou que o incêndio foi provocado por “pessoas mal-intencionadas” e considerou o ocorrido como “um atentado” para “denegrir a imagem do governo” municipal.
“O material atingido pelo fogo não causa nenhum prejuízo à educação de nossos estudantes por se tratarem de exemplares vencidos dos anos de 2010 a 2020”, disse a gestão municipal de Almeirim.
Além disso, a prefeitura alega que todos os livros que deveriam ser entregues aos estudantes já foram repassados pela Secretaria Municipal de Educação.