Falso site do FGTS promete saque de valores, mas rouba dados
Publicado em 14/06/2024
Os trabalhadores que tiveram ou têm conta no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) devem ficar atentos a golpes envolvendo o Fundo de Garantia. Sites falsos anunciam a liberação da retirada dos valores, mas, na verdade, buscam coletar dados pessoais das vítimas. Para enganar seus alvos, os criminosos registram endereços eletrônicos com nomes similares ao verdadeiro, atraindo pessoas que buscam o canal oficial.
Outra abordagem é o envio de mensagens por meio de SMS ou WhatsApp com links que direcionam o cidadão para estes sites falsos ou então se passam por funcionários da Caixa Econômica Federal e solicitam os dados pela própria conversa. As informações de quem clica nesses sites são posteriormente utilizadas por criminosos para sacar o FGTS da vítima ou contratar empréstimos por meio do saque-aniversário em nome de quem cai neste roubo de dados.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Vídeo: bandidos levam R$ 107 mil de idosa em golpe do cartãoAlerta: veja como funciona o golpe em agências bancáriasFoi vítima de golpe com Pix? Veja como reaver seu dinheiro
Muitas vezes, os criminosos podem solicitar um pagamento ou depósito para extrair dinheiro do trabalhador, prometendo que o benefício será entregue após a quitação de uma taxa. Em outras modalidades os falsários estão apenas interessados em vender os dados obtidos, que podem ser usados para outros tipos de golpe no futuro. O FGTS é um dinheiro depositado todo mês pelo empregador em uma conta em nome do trabalhador. O percentual é de 8% do salário. O saque dos valores só pode ser feito em situações específicas.
Previna-se
É importante desconfiar de mensagens sobre saques, evitar clicar em links suspeitos recebidos por mensagens, verificar a veracidade das informações no site oficial do FGTS e nunca compartilhar informações pessoais.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Se você receber uma mensagem relacionada ao FGTS, confirme sua veracidade. Entre em contato com a Caixa Econômica Federal pelos canais oficiais de atendimento.
Nunca forneça dados como número do seu CPF, RG, número de conta bancária ou senhas por meio do WhatsApp, email, ou SMS. Tenha certeza que está no site oficial da instituição antes de digitar suas informações.
Não realize pagamentos ou transferências solicitados por mensagens ou emails