Feira do Pescado vai até esta quinta, 17; saiba os pontos de venda

Publicado em 17/04/2025

Belém e mais de 60 municípios do Pará estão recebendo a edição de 2025 da Feira do Pescado, que começou ontem, 16. Os consumidores podem aproveitar uma grande variedade de peixes até esta quinta-feira, 17.

Estão disponíveis aproximadamente 250 toneladas de peixes no Estado. Na capital, há oito locais onde é possível comprar peixes como piramutaba, gó e douradinha; frutos do mar, como camarão e ostras, que vêm de reservas extrativistas. Em todos os pontos de venda, há também a opção de caranguejo. Na Aldeia Amazônica e no Centur, em Belém, o público pode encontrar caranguejo vivo.

No Centur o movimento era grande na manhã de ontem. O diretor de Pesca e Aquicultura, Orlando Lobato, diz que em todas as regiões do Estado haverá oferta de pescado no período da Semana Santa. “Haverá espécies para todos os gostos e preços. Nosso foco é atender a toda a população que queira ter acesso ao pescado”, informa.

Conteúdos relacionados:

“Na região de Belém espera-se vender cerca de 30 toneladas de peixes. A maior parte desse pescado é beneficiada e os preços são mais acessíveis do que os encontrados nos supermercados. Além de garantir a procedência do produto, teremos filé de dourada, filé de pescada amarela, bacalhau, além de peixes vivos como tambaqui e tilápia. Outra novidade é a presença do caranguejo, que vem diretamente de uma reserva extrativista, sendo comercializado pelo próprio produtor”, acrescenta.

Claudia Souza, dona de casa, aproveitou a oportunidade para garantir o almoço da Semana Santa. Ela comenta que os preços estão razoáveis. “Este ano, decidi voltar para garantir novamente o almoço da Semana Santa. Estou levando camarão cinza fresco, que está com um bom preço, já que no supermercado é mais caro. E também estou levando gó e douradinha”.

Na Aldeia Amazônica, a fila também era grande para conseguir os pescados. Kennedy Bernardo, que há mais de 35 anos é proprietário de um box de pescado, está participando da feira. “Trouxemos uma variedade de produtos, como camarão, massa e pata de caranguejo, filé de pescada, dourada, filhote, filé de gó, camarão empanado, bacalhau e bolinhos de bacalhau, entre outros. Tudo com preço especial. Trouxemos cerca de 2 mil quilos de produtos. Se Deus quiser, vamos vender tudo”, afirmou.

A dona de casa Cristina Cunha saiu com uma sacola cheia de pescados. “Trouxe camarão, tanto com casca quanto sem casca, e também pirarucu. Nós amamos camarão em casa. Consegui comprar tudo que queria, fiz uma pesquisa em outros lugares e valeu muito a pena”.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

SERVIÇO

FEIRA DO PESCADO – FUNCIONAMENTO DAS 8H ÀS 14H

BELÉM

1. Usina da Paz no Guamá – Avenida Bernardo Sayão, nº 4783

2. Sede da Seduc- Avenida Augusto Montenegro, KM-10

3. Aldeia Amazônica – Avenida Pedro Miranda, s/n – Pedreira

4. Centur- Avenida Gentil Bitencourt, 650 – Nazaré

5. Mar Frios – Avenida Romulo Maiorana, nº 231, em frente à Feira da 25 – Marco

6. Mar Frios – Avenida Roberto Camelier (esquina com a Rua dos Caripunas) – Batista Campos

7. Kennedy Mariscos – Feira da 25 de Setembro, complexo 2

8. Gilson Mariscos – Travessa Chico, nº 5, entre Transmangueirão e São João – Mangueirão

EM ANANINDEUA

Usina da Paz do Icuí – Estrada do Icuí-Guajará, esquina com a Avenida Independência

A Feira é uma iniciativa do Governo do Pará, realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), com a colaboração das prefeituras municipais.

GUIA DO CONSUMIDOR

Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã de ontem, 16, feiras e mercados municipais da capital para a distribuição do guia do consumidor “Peixe nosso de cada dia”, que orienta como identificar a qualidade do peixe ofertado na Semana Santa.

“O ‘Peixe nosso de cada dia´ é um informativo prático com dicas essenciais para identificar se o pescado está ou não apto para consumo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Cunha.

Segundo o presidente do Sindicato dos Peixeiros de Belém, Fernando Souza, que é vendedor de peixe no Mercado do Ver-o-Peso, “as espécies mais consumidas pelos clientes nesse período de Semana Santa são a dourada, o filhote, o tambaqui, a pescada amarela e a pescada branca”. Ainda segundo o permissionário, “a expectativa é que na quinta-feira e sexta-feira Santa, nossa venda aumente 50% em relação aos demais dias do ano”.

DICAS PARA A MELHOR ESCOLHA DO PESCADO

Seguem algumas dicas que a Sedcon disponibilizou no guia do consumidor “Peixe nosso de cada dia” para ajudar a população a identificar a qualidade do pescado comercializado durante o período da Semana Santa:

  •  Pescado com qualidade deve apresentar olhos brilhantes e salientes; escamas firmes e bem aderidas à pele; guelras avermelhadas, úmidas e brilhantes; carne firme e elástica (ou seja, não deixar marcas) à pressão dos dedos; devem ter odor próprio, suave, característico da espécie.
  •  Na hora de comprar – Compre somente pescados mantidos sob refrigeração ou geladeiras; evite comprar pescados em estabelecimentos sem higiene; a pesagem deve ser feita na presença do consumidor; caso o peixe já esteja embalado, o consumidor deve solicitar a conferência do peso do produto.
  •  Em caso de identificar alguma irregularidade na forma como o pescado é comercializado nas feiras e mercados municipais de Belém, a denúncia pode ser feita presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), localizada na avenida Doutor Freitas, 2272, Marco, ou pelo telefone 98500-9311.

Leitor opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Hot Classics

Underground radio

Faixa actual

Título

Artista

AO VIVO

Diario In Love

00:00 04:00

AO VIVO

Diario In Love

00:00 04:00