Festival Arubé leva música e gastronomia a parque em Belém
Publicado em 08/12/2023
No próximo sábado, 9 de dezembro, o Parque dos Igarapés recebe uma grande festa que une música instrumental, apresentação de balé conclusivo folclórico, exposição de artes visuais e gastronomia amazônica. É o Festival Arubé.
Idealizado pelo chef de cozinha Ofir Oliveira, em parceria com Uirá Seidl, o evento vai começar às 20h e o passaporte também dá direito a um jantar com cardápio exclusivo, assinado por chef Ofir.
CONTEÚDO RELACIONADO:
Apresentação do Auto de Natal do Curro Velho começa sextaIlha de Cotijuba recebe a 3ª edição do Festival Pyracema
Ofir Oliveira explica que o Festival Arubé é um projeto que, na verdade, é uma história de vida. “É quando eu venho de Paris que começo a trabalhar com uma proposta: a culinária a partir da preservação. O principal objetivo dele é a preservação do meio ambiente, porque a culinária vem da floresta. Toda nossa cultura vem da floresta. E em cima disso, eu trabalho para a preservação da nossa floresta para que ela continue”, explica.
Ofir conta também que o evento é apenas o início de uma proposta para essa preservação a partir da culinária. “Esse evento é uma chamada para um processo desde a minha chegada de Paris (nos anos 90) pra cá. Eu trago comigo o sucesso da maniçoba na França e a partir disso a gente faz um processo através da culinária. Agora nós queremos fazer um calendário maior, de um ano, trabalhando esses eventos”.
Quer mais notícias de cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Essas iniciativas serão apresentadas no Festival, que pretende, entre 2024 e 2025, organizar espetáculos culturais que divulguem a cultura amazônica para o Brasil e para o mundo através de debates, cursos e encontros que discutam e gerem novos caminhos sustentáveis e comunitários para projetos na Amazônia; desenvolvimento de projetos modelo de capacitação, beneficiamento e abertura de mercado; lançamento de documentários, programas de TV e internet, livros, cartilhas, operetas, álbuns, shows musicais, exposições de arte, performances, podcasts, e-books, receitas, rotas e trilhas eco-turísticas, espaços de acolhimento alternativo entre outros produtos e ações que apresentem novos rumos para a exploração consciente da floresta e ajudem a ampliar a propagação dessa cultura para os mais diversos públicos.
O Festival Arubé envolve ações multidisciplinares que abrangem quatro eixos principais: cultura, gastronomia, turismo e meio ambiente, e todos convergem para os mesmos objetivos: difundir a cultura amazônica para o Brasil e para o mundo a partir de grandes espetáculos culturais
O Projeto Arubé é coordenado pelo Instituto Cultural Amazônia Brasil e Associação Sabor Selvagem, mas conta com fundamentais e importantes parceiros em diversos campos, como educação, comunicação, restauração entre outros.
MÚSICA E CULTURA AMAZÔNICA
Aliada à culinária, estão ainda a música e a artes plásticas como parte desse trabalho de preservação amazônica.
Assim, o Festival Arubé começa com apresentação de música e dança do Balé Folclórico da Amazônia. Em seguida, haverá o lançamento do videoclipe “Marujada de São Benedito”, produzido pela Mekaron Filmes e dirigido por Eduardo Souza; encerrando com show instrumental que conta com Marcos Puff e MG Calibre.
No menu da noite, chef Ofir vai preparar um jantar completo com entradas de beijú de aviú, beijú de piracuí e caribé; seguido dos pratos principais: arroz dos navegantes, peixe à capitoa, porco ao molho do taperebá, pescalhoada, retumbão e caça falsa; e de sobremesa: doce de cupuaçu e doce de bacuri.
Em paralelo há ainda exposição de artes de Vitor Matos. A entrada para o Festival Arubé custa 150 reais e dá direito a todos os pratos de atrações da noite.
SERVIÇO:
Festival Arubé – o molho da AmazôniaDia 09 de dezembro, às 20h.Parque dos Igarapés: Conjunto Satélite, travessa WE 12, nº 1000. Coqueiro, Belém.