Festival de Veneza contará com dois filmes brasileiros

Publicado em 23/07/2024

O Festival de Veneza é um dos mais antigos e prestigiosos festivais de cinema do mundo. Realizado anualmente na cidade de Veneza, na Itália, desde 1932, ele é parte da Bienal de Veneza e celebra o melhor do cinema internacional. O festival é conhecido por seu foco em filmes inovadores e artísticos, e muitas vezes serve como um importante trampolim para filmes e cineastas rumo ao reconhecimento internacional. Além dos prêmios, como o Leão de Ouro para o Melhor Filme, o evento também promove uma ampla gama de discussões e eventos relacionados ao cinema.

Além de apresentar grandes lançamentos hollywoodianos, como “Coringa 2” e “Beetlejuice Beetlejuice”, e renomados autores europeus como Luca Guadagnino e Pedro Almodóvar, a seleção oficial do Festival de Veneza 2024 incluirá dois filmes brasileiros, com novos longas de Walter Salles (Central do Brasil) e Petra Costa (Democracia em Vertigem).

Salles competirá pelo Leão de Ouro, o principal prêmio do Festival, com “Ainda Estou Aqui”. Também selecionado para o TIFF, o Festival de Toronto, o filme marca a reunião do cineasta com Fernanda Montenegro, estrela de “Central do Brasil”, e conta com Fernanda Torres e Selton Mello no elenco. “Ainda Estou Aqui”, o primeiro filme original da Globoplay, é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que narra a história de sua família. O relato inicia-se no início dos anos 70, quando um ato de violência transforma a vida da família Paiva para sempre.

Conteúdos relacionados:

Praia de Beja, em Abaetetuba, vira atração para turistasEm novo disco bem recebido, Dona Onete celebra a ‘Bagaceira”Cláudia Leitte e Parangolé são atrações no Carnaré

“Estamos felizes de ir a Veneza com um filme tão pessoal. O livro de Marcelo me marcou profundamente, e nos convida a olhar essa história do ponto de vista de sua mãe, Eunice,” disse Salles. “No centro desse relato há uma mulher que teve que se reinventar e romper com os laços patriarcais das famílias brasileiras. Eunice, em sua contenção, traça uma forma de resistência incomum. O livro e o filme podem ser vistos como um relato sobre a reconstrução de uma memória individual conduzida por essa mulher, que se sobrepõe à busca pela reconstrução da memória de um país, o Brasil. Essa sobreposição entre o pessoal e o coletivo é uma das razões pelas quais quis fazer este filme. A busca da família Paiva se confunde com a luta pela redemocratização do Brasil.”

O filme de Petra Costa, intitulado “Apocalipse nos Trópicos”, é um novo documentário que estreia no Festival de Veneza fora de competição. A página oficial do longa no site do festival não divulga muitos detalhes, exceto a duração. Diferente de “Ainda Estou Aqui”, “Apocalipse nos Trópicos” não estará na competição oficial.

Quer ler mais notícias de Cultura? Acesse nosso canal no Whatsapp 

O Festival de Veneza 2024 ocorrerá na cidade italiana de 28 de agosto a 7 de setembro deste ano. A seleção inclui grandes continuações hollywoodianas, como “Coringa: Delírio a Dois” e “Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice”, além de filmes de autores renomados, como “Ainda Estou Aqui” de Walter Salles. Também estão na programação “Queer”, de Luca Guadagnino, com Daniel Craig, e “The Room Next Door”, o primeiro longa em inglês de Pedro Almodóvar, estrelado por Julianne Moore e Tilda Swinton.

“Beetlejuice Beetlejuice”, que será o filme de abertura do Festival, estará fora de competição, assim como “Lobos”, de Jon Watts, com Brad Pitt e George Clooney, “Cloud”, o segundo filme do renomado japonês Kiyoshi Kurosawa em 2024, e “Apocalipse nos Trópicos”, da documentarista brasileira Petra Costa.


Leitor opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Hot Classics

Underground radio

Faixa actual

Título

Artista

AO VIVO

You Can Dance

00:00 02:00

AO VIVO

You Can Dance

00:00 02:00