Filhote de capivara é atropelado por ciclista no Utinga
Publicado Diário FMem 11/05/2025
Um filhote de capivara foi atropelado por uma ciclista que trafegava em alta velocidade na manhã deste domingo (11), dentro do Parque Estadual do Utinga, em Belém. O animal, que apresentava ferimentos graves, foi resgatado com apoio do biólogo Marcelo Vilarta e encaminhado à Polícia Ambiental pelo Corpo de Bombeiros.
“Por ser um animal silvestre, a capivara deveria tentar fugir ou resistir à captura, mas nem isso aconteceu. Não conseguiu se levantar e aparentava estar com uma ferida no abdômen”, relatou Vilarta, que destacou a fragilidade do animal por ser jovem.
Conteúdo relacionado
- Ser ‘mãe de pet’ pode ser comparado com a maternidade?
- Jornalismo paraense perde Manuel Dutra, defensor da liberdade e democracia
- Leonardo DiCaprio virá a Belém na COP30, afirma instituto
De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), o Batalhão de Policiamento Ambiental realiza rondas ostensivas no parque para fiscalizar o cumprimento dos limites de velocidade. Em nota, o instituto reforçou a necessidade de os visitantes respeitarem as normas e agirem com bom senso para preservar o meio ambiente.
Vilarta, que atua no projeto de Reintrodução de Ararajubas, criticou o comportamento de parte dos ciclistas no parque. Segundo ele, o desrespeito às regras é frequente e coloca em risco a fauna local.
“Acho importante chamar atenção ao fato de que no parque é proibido realizar ciclismo em alta velocidade, pois a fauna não está preparada para lidar com esse tipo de coisa”, alertou.
De acordo com ele, o atropelamento de animais de pequeno porte é recorrente, mas pouco divulgado.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
O Parque Estadual do Utinga é uma unidade de conservação de proteção integral, o que, segundo especialistas, exige cuidados especiais por parte dos visitantes.
“Por ser uma unidade de conservação de proteção integral, isso jamais poderia acontecer”, concluiu o biólogo.