G20 Social: Helder defende soluções baseadas na natureza
Publicado em 28/02/2024
O governador Helder Barbalho participou ontem, 27, em São Paulo, do Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas, evento que tem como meta a construção de um plano efetivo de ações a serem realizadas até a COP30, que acontece em Belém no final de 2025.
O primeiro compromisso foi a abertura do “Oportunidades e estratégias para ampliar o financiamento de Soluções Baseadas na Natureza (SbN) no Brasil”, termo guarda-chuva criado pela União Europeia que contempla soluções de engenharia para criar ações semelhantes aos processos naturais.
Quer mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
O governador paraense falou sobre a construção e o fortalecimento de políticas públicas que possam proporcionar a transição do uso do solo e do modelo econômico do Estado.
No período da tarde, ao participar do painel “Amazônia, limites planetários e as finanças da natureza: contribuições regionais para a melhoria da qualidade de vida local e a segurança climática global”, Helder Barbalho defendeu que o financiamento climático na Amazônia deve priorizar soluções baseadas na natureza, entre elas, a bioeconomia e a restauração florestal, com foco em um modelo econômico baseado em baixas emissões de carbono.
“Que a Amazônia não esteja mais forjada em modelos que contribuem para as mudanças climáticas e que possamos fazer do nosso estoque florestal a nossa nova vocação. Isso está em curso, com o papel fundamental de iniciativas de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, disse.
IMPORTÂNCIA
Helder destacou a importância do Brasil e em particular da Amazônia no cenário mundial, lembrando que, neste ano, o país preside o G20, os BRICS, e organiza a COP30. “Temos a oportunidade de colocar a floresta no centro das atenções, buscando soluções”, defendeu.
“Diante das urgências climáticas e do chamamento ao protagonismo da Amazônia e aí sim, apresenta-se o nosso primeiro grande dilema: seremos reativos ou seremos propositivos, liderando a agenda que nós entendemos que seja estratégica para a nossa região?”, questionou Helder.
Em outra participação no evento, no painel sobre sistemas alimentares e sustentabilidade, Helder defendeu a transformação das práticas de uso do solo com foco na produção de alimentos de forma mais sustentável e destacou o compromisso do Pará com a diversificação dos sistemas alimentares.
“O Pará não precisa derrubar uma árvore sequer para continuar sendo protagonista do processo de segurança alimentar”, defendeu, ao falar sobre o uso das áreas antropizadas no Estado.
Ele lembrou que o Pará é líder no cultivo de açaí, de abacaxi, de dendê, de mandioca e de cacau. Sobre a diversidade do território paraense, o governador falou sobre a regularização ambiental e fundiária; oferta de maquinários; melhoramento de solo; incrementos agrícolas; e desenvolvimento de oportunidades. O governador anunciou também a linha do Banco do Estado do Pará (Banpará), criada para estimular atividades produtivas em propriedades de 50 e 100 hectares, o BanparáBio.
Fórum
O Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas é um evento oficial do G20 Social, lançado durante a COP28, em Dubai. Reúne integrantes do setor privado nacional e internacional, coalizões empresariais que impulsionam a transformação ecológica, academia, sociedade civil, filantropia, e organismos multilaterais econômicos e de financiamento, entre outros.