Gasolina ou álcool: qual compensa mais na hora de abastecer?
Publicado Diário FMem 06/02/2025
Com os preços dos combustíveis nas alturas, o jeito é buscar maneiras para economizar, mas uma dúvida se tornou frequente: será que vale mais a pena usar álcool (etanol) ou gasolina na hora de abastecer veículos flex? O instrutor do Senai, mestre em engenharia mecânica e especialista em mecânica automotiva de carros, Francisco David, esclarece.
Francisco David explica que a diferença básica entre o etanol e a gasolina está em sua eficiência energética, com vantagem para o segundo combustível. Derivada do petróleo, a gasolina possui um rendimento até 30% maior, segundo o Inmetro.
De modo geral, Francisco David diz que a escolha entre utilizar álcool ou gasolina no veículo é influenciada, sobretudo, pelo custo dos combustíveis e pela eficiência energética do automóvel. Quando o valor do etanol é inferior ao da gasolina, abastecer com álcool pode ser uma opção mais vantajosa. Em contrapartida, se o preço da gasolina estiver mais em conta, pode ser mais interessante optar por este combustível, uma vez que a autonomia por quilômetro tende a ser maior.
Conteúdos relacionados:
- É melhor abastecer o carro com gasolina ou etanol? Descubra!
- Saiba onde comprar gasolina mais barata em Belém
Ele ainda diz que o etanol sempre é encontrado por um valor inferior à gasolina, mas isso não quer dizer que valha mais a pena. “Em relação a abastecer com álcool ou etanol, nem sempre representa financeiramente a melhor opção. Isso porque estima-se que um veículo abastecido com álcool rende em média 30% menos que se fosse movido à gasolina. Portanto, para que realmente compense o investimento, é preciso que o álcool custe no máximo 50% do preço da gasolina, aproximadamente”, conclui.
Outro aspecto mencionado pelo especialista é que o etanol apresenta um poder calorífico inferior ao da gasolina, o que implica que libera menos energia durante a combustão. Por conta disso, os veículos que utilizam álcool como combustível possuem uma autonomia reduzida.
Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp
Cálculo
- De acordo com o especialista, a forma mais eficaz de chegar a essa conclusão é realizando um cálculo específico para seu veículo. Inicialmente, é necessário determinar o consumo do seu carro com etanol em comparação ao da gasolina. Para isso, basta dividir o consumo do etanol pelo da gasolina, utilizando a medida de quilometragem por litro (km/l).
- Entretanto, a análise não termina aqui. É necessário levar em conta os preços dos combustíveis nos postos para determinar se realmente compensa optar pelo etanol no seu veículo. Para descobrir qual combustível é mais econômico, você deve dividir o preço do álcool pelo da gasolina. Dessa forma, você poderá identificar a relação de preços entre álcool e gasolina na sua região.
- Se, ao realizar o cálculo, o resultado for de até 73%, isso indica que o etanol é a opção mais vantajosa em comparação à gasolina.