Globo decide cortar cena de beijo forçado em novela da tarde
Publicado em 24/10/2023
Antigamente, muitos filmes e novelas refletiam a mentalidade predominante de suas
épocas, incluindo preconceitos e estereótipos que hoje são amplamente
considerados inaceitáveis. Personagens racistas, sexistas, homofóbicos e
xenofóbicos eram frequentemente retratados sem críticas significativas.
Foi pensando nesta mudança de mentalidade que a Globo decidiu cortar nesta terça-feira (24) uma cena de beijo forçado tratada como comédia da reprise de “Mulheres de Areia” (1993), exibida atualmente no início da tarde da emissora. O corte aconteceu por adaptações aos novos tempos.
Na cena, Alaor (Humberto Martins) vê Malu (Viviane Pasmanter) dormindo na cama, e ataca ela por trás, a deixando sem reação. Malu reclama e os dois começam a brigar fortemente.
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Na versão original, a cena tinha um teor de comédia, já que Alaor e Malu vivem em estilo de gato e rato, com brigas por besteiras o tempo todo. A Globo, no entanto, entendeu que a cena passava um péssimo exemplo para os dias de hoje e não combina com os valores atuais da sociedade.
Cortes em cenas antigas estão se tornando comuns na Globo. Somente neste ano, a emissora editou uma cena de “Malhação 1997” que emulava black face e que iria ao ar na reprise realizada pelo canal Viva.
A emissora também tem tido maior cuidado com beijos homoafetivos. Em “Vai na Fé” (2023), a emissora optou por não exibir dois beijos do casal Clara (Regiane Alves) e Helena (Sztejnman).
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De personalidades opostas e gênios difíceis, Malu e Alaor ainda vão brigar até o fim da “Mulheres de Areia”, quando vão se casar. As desavenças entre eles seguem até o último capítulo, quando a filha de Virgílio (Raul Cortez) estará grávida – dessa vez, de verdade, sem enganações.
No desfecho, os amigos de Malu aparecem na fazenda de surpresa para fazer um chá de panela, e Alaor não gosta nada da confusão. Os dois têm mais uma discussão daquelas, mas se mostrarão mais dispostos a se entender em nome do filho que a rebelde está esperando.
Na última cena do casal, Malu se veste de caipira, disposta a mudar sua personalidade para agradar o marido e, enfim, encontrar paz na relação. Alaor acha graça, mas diz que a prefere do jeito que ela é. Os dois então dão um beijo apaixonado ao som de Bed of Roses, da banda Bon Jovi.