Governo do Pará entrega novas viaturas para ações ambientais

Publicado em 22/11/2024

Com cabelos de fogo e pés virados para trás, o curupira é o guardião das matas e florestas no folclore amazônico. No governo do Pará, por sua vez, “Curupira” faz referência à ação integrada de combate e prevenção a crimes ambientais. A operação, inclusive, foi fortalecida com investimentos. 

Nesta sexta-feira (22), o governador Helder Barbalho entregou 32 viaturas do tipo pick-up 4×4 específicas para a Operação Curupira. Os veículos são pensados para operações off-road e permitem a entrada dos agentes em áreas de mata e difícil acesso, onde crimes ambientais são cometidos.

O investimento total na aquisição dos veículos foi de R$ 10 milhões, e as viaturas são equipadas com guincho elétrico, rádios comunicadores, sistema de abastecimento com tanque extra, proteção de faróis, snorkel para ações em áreas alagadas, além de rastreador.

Conteúdos relacionados:

O ato de entrega aconteceu no Palácio do Governo. De acordo com o governador Helder Barbalho, a aquisição dos veículos como patrimônio do estado reduz o custo com aluguel e permite mais eficiência no uso de recursos públicos. 

O governador reforçou que “com esta estrutura, o Estado garante que os profissionais mobilizados possam ter viaturas adequadas para os desafios logísticos. Nós estamos falando em milhares de quilômetros de estradas vicinais, que no inverno, são de extrema dificuldade de deslocamento e que necessitam um incremento de guincho, de tanque extra, de toda a conexão necessária para que os lugares mais distantes possam se conectar com a base da Operação. Portanto, damos um passo fundamental para que o Estado continue agindo para reduzir o desmatamento no território paraense”.

Os novos equipamentos serão utilizados nas ações da Operação Curupira que ocorrem de formas ininterruptas, a partir de três bases fixas instaladas nos municípios de São Félix do Xingu, Uruará e Novo Progresso. As ações são desenvolvidas por equipes das polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup); e também pelas equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiental e Sustentabilidade (Semas) que atuam de forma conjunta no combate às ilegalidades ambientais.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

A operação Curupira foi criada por meio do Decreto nº 2.887, de 07 de fevereiro de 2023, que determinou Emergência Ambiental nos municípios de Altamira, Anapu, São Félix do Xingu, Pacajá, Novo Progresso, Itaituba, Portel, Senador José Porfírio, Novo Repartimento, Uruará, Rurópolis, Placas, Trairão, Jacareacanga e Medicilândia, mais críticos para o desmatamento.

Além da Operação Curupira, o Governo do Pará também realiza a Operação Amazônia Viva. Juntas, essas duas frentes de trabalho integram a Força Estadual de Combate aos Crimes Ambientais, que atua no planejamento e monitoramento das ações governamentais emergenciais, destinadas ao enfrentamento aos ilícitos ambientais no Pará.

Redução no Desmatamento

O Pará apresentou redução de 28,4% no índice de desmatamento em 2024, em comparação com o ano anterior, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os números foram divulgados no último dia 6 de novembro. Após dois anos de consecutivas reduções de 21% no índice, os números de 2024 demonstram a eficácia da estratégia de comando e controle do estado.

Os números das duas operações referentes, ao primeiro semestre, comprovam a eficiência da estratégia, uma das causas diretas da redução em 42% dos alertas de desmatamento entre 1º de agosto de 2023 e 31 de julho de 2024, em relação ao mesmo período anterior, atestam os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados no último dia 7 de agosto pela Semas.

Veja o vídeo:


Leitor opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Hot Classics

Underground radio

Faixa actual

Título

Artista

AO VIVO

Diário Musical

13:00 17:00

AO VIVO

Diário Musical

13:00 17:00