Governo do Pará vai restaurar o “Chapéu do Barata” e praça
Publicado em 30/05/2024
O Governo do Pará deve fazer a restauração e reconstrução do Memorial Magalhães Barata, popularmente conhecido como Chapéu do Barata.
O investimento, de R$ 3,5 milhões, contemplará o prédio e a Praça da Leitura, no bairro de São Brás, em Belém.
A obra inclui a implantação de uma Estação Cidadania no Memorial, com o objetivo de disponibilizar à população a prestação de serviços públicos. Serão dois pavimentos, totalizando 211,31 m² de área reconstruída.
Conteúdo relacionado
Pará teve queda de 60,3% de área desmatadaStartup Pará promove workshop sobre empreendedorismoPará lança programa para criação de praças poliesportivas
A integração de diversos órgãos no mesmo local possibilitará um atendimento ágil, eficiente e de qualidade. Será possível realizar a emissão de documentos como carteira de identidade, entre outros atendimentos da Polícia Civil e do Detran. A Estação Cidadania será administrada pela Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad).
História
O Memorial foi construído em 1988, com o intuito de homenagear o centenário de nascimento do ex-governador do Pará, Joaquim de Magalhães Cardoso Barata.
A edificação remete ao acessório que se tornou uma marca registrada de Barata: o chapéu. Raul Ventura Filho, Luís Ferreira e Stélio Santa Rosa foram os arquitetos responsáveis pelo projeto do prédio circular construído para abrigar um museu. No entorno há dois triângulos vermelhos e o obelisco azul, com uma estrela na ponta que representa a bandeira do Pará.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Magalhães Barata foi um revolucionário, tornou-se interventor no Pará por duas vezes. Além disso, exerceu o cargo de senador pelo Pará por dois mandatos e morreu em 1959, durante seu mandato como governador do Estado. O Memorial é uma homenagem ao seu legado e à história do Pará.