Grupo RBA recebe o desembargador Marcus Augusto Losada
Publicado Diário FMem 09/05/2025
Na manhã da última quinta-feira (08), o Grupo RBA recebeu a visita institucional do desembargador Marcus Augusto Losada Maia, ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8). Ele esteve na RBA para agradecer o apoio da imprensa durante a gestão dele à frente do Tribunal nos dois anos de mandato.
Durante o encontro, foram destacados os avanços do órgão no período em que o magistrado esteve à frente da corte, de 2022 a 2024. Entre eles, a conquista inédita do ‘Selo de Excelência’ do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que posicionou o TRT-8 como o melhor tribunal do país.
Segundo Losada, a principal meta da gestão dele foi tornar a atuação do TRT mais conhecida e acessível à população. “A gente tinha como projeto fazer com que o papel da Justiça do Trabalho ficasse mais conhecido no meio da sociedade. Porque nem sempre fica muito claro. Apesar de via de regra os trabalhadores conhecerem os direitos, às vezes não fica muito claro o papel da Justiça do Trabalho”, disse.
Entre os projetos de destaque desenvolvidos pelo TRT e mencionado pelo desembargador está o “A Justiça do Trabalho vai até você”, que leva atendimento itinerante à população, principalmente a comunidades distantes dos centros urbanos ou sem vara do trabalho instalada, por meio de um caminhão adaptado.
De acordo com Marcus Losada, o veículo itinerante leva não apenas audiências e atendimentos trabalhistas, mas também serviços como emissão de documentos, atendimento do INSS e do Ministério do Trabalho. Um dos casos que mais marcou o serviço oferecido pelo projeto foi a emissão da primeira certidão de nascimento para uma senhora indigena de quase 90 anos de idade. “São histórias como essa que mostram a relevância do nosso papel social”, declarou o desembargador.
Conteúdo relacionado:
- Grupo RBA recebe visita do novo presidente do TRE-PA
- Grupo RBA vai mostrar riquezas e potenciais do Pará; entenda
- Visita à RBA marca lançamento do II Prêmio Ampla de Jornalismo
Excelência premiada pelo CNJ
A atuação proativa e inovadora do tribunal rendeu resultados positivos concretos ao órgão. Em 2024, o TRT-8 foi o primeiro do país a receber o ‘Selo de Excelência’ em todas as categorias avaliadas pelo CNJ. O reconhecimento é concedido com base em critérios como produtividade, transparência, uso de tecnologia e sustentabilidade. “Alcançamos 100% no índice de transparência, o que nunca havia acontecido. Isso mostra o compromisso do tribunal com a sociedade”, ressaltou Losada.
Ele também destacou a eficiência da corte mesmo diante de limitações estruturais, como o número reduzido de servidores, que hoje conta com cerca de 1.500, e a ausência de varas em muitos municípios. Apesar disso, o TRT-8 apresenta um dos menores tempos médios de tramitação de processos no país: em média três meses do início ao julgamento em segunda instância.
Parceria com o Grupo RBA
Camilo Centeno, presidente do Grupo RBA, ressaltou a parceria de longa data com o TRT-8 e elogiou a atuação de Losada Maia. “Durante o período que ele presidiu o tribunal, sempre tivemos um canal aberto para divulgar as ações do tribunal. Fomos parceiros em campanhas fundamentais, como a de combate ao trabalho infantil. O selo de excelência é um reconhecimento justo e histórico, É importante”, afirmou.
Quer mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsApp
O presidente do grupo também reforçou o compromisso da RBA com a divulgação de temas de interesse público e a valorização de instituições que, como o TRT-8, promovem cidadania e justiça social.
“Estamos sempre de portas abertas para iniciativas como essa, que aproximam a Justiça do cidadão e mostram que o serviço público pode sim ser eficiente, humano e transformador”, concluiu Camilo Centeno.