Helder parabeniza agentes por queda na criminalidade em 2024
Publicado em 31/12/2024
Nesta segunda-feira, 30, o governador Helder Barbalho reuniu com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, e os comandos da Polícia Militar, capital e regionais, para avaliar e parabenizar as ações que foram fundamentais para a redução da criminalidade em 2024, que saiu de 4 mil homicídios ou CVLI por ano para 1.900, ou seja, mais de 2.200 vidas preservadas na comparação de 2018 para 2024.
No encontro, o chefe do Executivo estadual enfatizou que este é um momento de reunião com todos os comandos da Polícia Militar, para que seja feito o balanço dos níveis de redução de criminalidade e as estratégias que foram aplicadas neste ano e, assim, já estabelecer o planejamento para 2025, avaliar as estratégias adotadas de forma integrada, para que o Pará reduza, cada vez mais, os indicadores de criminalidade e garanta a paz social à população paraense para o próximo ano.
“Vamos continuar trabalhando, sabemos que ainda tem muito a fazer, sabemos que ainda temos que agir para reduzir, cada vez mais, e é isto é a nossa busca para 2025, na certeza de que continuaremos avançando com os trabalhos de policiamento e cidadania para promover a paz”, disse o governador Helder Barbalho.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
O Pará concluiu o ano de 2024, em contínua redução nos indicadores de criminalidade, tanto no percentual de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que inclui homicídios, latrocínio e lesão corporal seguida de morte; quanto em outros crimes contra o patrimônio, como os roubos. A redução é resultado dos investimentos, trabalho das agências de inteligência e todas as ações integradas pelo sistema estadual de segurança pública.
“Fechamos 2024 com redução na criminalidade violenta intencional, que é o crime que tira a vida, o que demonstra que continuamos no caminho correto. Os números em redução, inclusive com estudos nacionais e independentes, retratam as reduções significativas ao longo do ano, indicando que estamos caminhando, porém, temos a consciência de que muito precisa ser feito e que podemos fazer ainda mais”, afirmou Ualame Machado, titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará.
No mês de outubro, o Pará seguiu em contínua redução na criminalidade violenta letal intencional, alçando redução de 23,81% nos crimes violentos letais intencionais (CVLI), que inclui homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte se comparado ao mesmo período de 2023. A redução chega a 52% quando comparado a outubro de 2018. Já o penúltimo mês de 2024, novembro, teve queda de 19,34% no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), se comparado ao mesmo período de 2023.