Herói em naufrágio, paraense é indicado a prêmio em Londres
Publicado em 08/09/2023
Em setembro de 2022, a embarcação “Dona Lourdes II” naufragou deixando 23 pessoas mortas (13 mulheres, seis homens e quatro crianças). No desastre, sessenta e seis pessoas conseguiram sobreviver.
O naufrágio comoveu muita gente, principalmente por histórias das vítimas e dos sobreviventes que escaparam com ajuda de pescadores locais, que agiram rápido e evitaram uma tragédia ainda maior. Entre eles José Cardoso Lemos, que é conhecido pelo apelido de “Zezinho”, que ajudou no resgate de 45 pessoas.
Naufrágio: 14 mortos e 30 desaparecidos dos 70 ocupantes
O pescador vai receber no dia 25 de outubro deste ano, o Prêmio IMO (Organização Marítima Internacional, em tradução livre), que é entregue na Inglaterra, por Bravura Excepcional no Mar, feito pela agência.
Ato heroico de pescador ajudou a salvar vidas em naufrágio
O Prêmio IMO Excepcional Bravura no Mar é anual e foi estabelecido pela Organização Marítima Internacional (IMO) como reconhecimento internacional daqueles que, sob o risco de perder a própria vida, realizam atos de bravura excepcional, demonstrando coragem na tentativa de salvar vidas no mar ou prevenir ou mitigar danos ao meio ambiente marinho.
Naufrágio: pescadores que salvaram vítimas são condecorados
José Cardoso Lemos e outros familiares já haviam recebido uma medalha da Ordem do Mérito Grão-Pará Grau Cavaleiro pelo Governo do Pará, durante solenidade no Palácio dos Despachos, Sede do Poder Executivo Estadual, em Belém.