Ícone do Soul, Sam Moore morre aos 89 anos
Publicado Diário FMem 11/01/2025
Uma das vozes mais marcantes do Soul, Sam Moore marcou gerações ao fazer duo com Dave, na dupla Sam & Dave, tendo influenciado grandes nomes da música americana como Michael Jackson e Al Green.
O cantor morreu nesta sexta-feira (10), aos 89 anos de idade por conta de complicações após uma cirurgia realizada. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do artista ao jornal The Guardian.
Moore influenciou uma geração de grandes cantores nas décadas de 60 e 70 , com hits como Soul Man e “Hold On”, I’m Comin”, ao lado de Dave Prater (1937-1988).
Após o assassinato de Martin Luther King Jr. em 1968, a dupla se apresentou no concerto memorial em homenagem ao ativista, no Madison Square Garden, em Nova York. Anos depois, em 1992, foi introduzido ao Rock & Roll Hall of Fame por Billy Joel.
Quer mais notícias sobre Música? Acesse nosso canal no WhatsApp
Sam Moore cresceu em Miami no ambiente religioso, cantando na igreja. Após conhecer Dave em uma casa de shows na cidade, os dois formaram a dupla, que se separou em 1970. O parceiro morreu em 1988, após sofrer um acidente de carro.
O vício em drogas do artista prejudicou o andamento de sua carreira após a separação da dupla, só tendo conseguido se recuperar nos início dos anos de 1980. Mais tarde, ele participou de dois álbuns de Bruce Springsteen: Human Touch, de 1992, e Only the Strong Survive, de 2023.
No ano de 2006, Moore lançou seu disco solo Overnight Sensational, que teve a participação de nomes como Jon Bon Jovi, Mariah Carey e Eric Clapton.
Durante os últimos anos de sua vida, o artista se tornou ativista pelos direitos dos artistas e, em 2019, recebu o prêmio Lifetime Achievement, maior honraria da Recording Academy, responsável pelo Grammy.