IHGP elege Marcelo Pinheiro para cadeira 35
Publicado em 02/06/2024
O jornalista e cerimonialista Marcelo Pinheiro, colunista do caderno Você, é o novo sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP). Pinheiro foi eleito na noite da última quarta-feira (29), com expressivo número de votos, durante assembleia geral, em pleito onde também concorreram o geógrafo Moacir José Moraes Pereira, o advogado Roberto Magno Reis Netto, a arquiteta Marcia Cristina Ribeiro Gonçalves Nunes e o historiador Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos Chaves.
Comunicólogo, especialista em Gestão e Marketing de Eventos, mestre em História Social da Amazônia, professor de carreira internacional, escritor com vários livros publicados – entre eles, a obra-referência “Cerimonial Público para a Administração Pública”- e cerimonialista reconhecido, inclusive, com o Prêmio AIC, o principal das Américas (da Asociacion Interamericana de Ceremonial), Pinheiro vai ocupar a cadeira nº 35, cujo patrono é o advogado e médico Raymundo Avertano Barreto da Rocha (1883-1960).
Anteriormente, foi ocupada por nomes como o jornalista José Sampaio de Campos Ribeiro (1901-1980), José Lopes de Oliveira e o advogado e político João Augusto Figueiredo de Oliveira, elevado à condição de sócio emérito.
Conteúdos relacionados:
Moraes se despede da presidência do TSE nesta quarta-feiraSanto Antônio do Tauá: Rodrigo Amorim lança pré-candidatura
Marcelo Pinheiro conta que recebeu a notícia de sua vitória por telefone, pelas vozes da presidente do IHGP, Anaíza Vergolino e Silva, e da secretária estadual de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Edilza Fontes, também membro da entidade, enquanto estava na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, onde exerce a função de mestre de cerimônias.
No Solar Barão de Guajará, sede da confraria, na Rua do Aveiro, Cidade Velha, foi recebido pelos membros e agora confrades – 70 profissionais de várias formações científicas. Marcelo Pinheiro se disse honrado em passar a integrar “tão importante casa de ciência e cultura”. “O Instituto Histórico e Geográfico do Pará é patrimônio do Estado, por fora e por dentro. Desde a fachada da centenária Casa Senhorial, que encanta toda esta Belém pela sua imponência, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, passando pelo rico acervo da história destas terras e desta gente, até os nomes que daqui fascinam a opinião pública pelos vários saberes das Ciências Humanas e Sociais, legítimos sustentáculos dos amplos salões do Solar Barão de Guajará”, destacou o agora sócio do IHGP.
“Tomar parte nesse rol de notáveis é das conquistas que me emocionam profundamente. Agradeço a cada um deles por tão gentil acolhida com tantos votos. Vai ser difícil me acostumar a ser confrade de mulheres e homens, cidadãos por excelência, professores de uma vida inteira, servíveis de inspiração profissional há tempos”, completou Marcelo Pinheiro.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Na mesma assembleia, o geógrafo Edgar Monteiro Chagas Júnior, doutor em Antropologia, foi eleito para a cadeira nº 27, patrocinada por José Olyntho Barroso Rebello, para a qual concorreu com a historiadora Anna Carolina de Abreu Coelho. A posse de Marcelo Pinheiro no Instituto Histórico e Geográfico do Pará deve ocorrer no início de agosto, mês em que é celebrado, pela Lei nº 8.886/ 2011, o Dia Municipal do Cerimonialista, alusivo a 4 de agosto, data de nascimento de Pinheiro.