Influenciador Diego Friggi morre esperando vaga na UTI
Publicado em 13/11/2024
O influenciador digital Diego Friggi, de 33 anos, com 668 mil seguidores no Instagram, era conhecido nas redes sociais por promover sorteios e prêmios, além de compartilhar seu estilo de vida e pensamentos reflexivos.
Diego – que possuía plano de saúde – faleceu no último domingo (10), em São José dos Campos, vítima de uma embolia pulmonar, enquanto aguardava uma vaga de UTI no Hospital Unimed.
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A morte precoce de Diego abalou seus seguidores e familiares, levantando críticas sobre o sistema de saúde no Brasil.
Poucas horas antes de morrer, Friggi usou as redes sociais para expressar sua indignação com a demora para conseguir o leito de UTI. “Estou há dois dias aguardando uma vaga ‘SUS’ de leito UTI e até agora nada. Cadê a saúde de nossa cidade? Eleição já foi, agora ‘bora’ trabalhar?”, escreveu ele, cobrando o prefeito Anderson Farias.
Em nota, a Prefeitura de São José dos Campos lamentou a perda e esclareceu que Friggi estava internado em um hospital particular, que seria responsável por seu atendimento. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também lembrou que hospitais privados têm obrigação legal de oferecer atendimento emergencial quando há risco imediato de vida, mesmo durante o período de carência do convênio.
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O Hospital Unimed declarou que Diego recebeu “toda a assistência médica e hospitalar necessária”, seguindo os protocolos exigidos. Segundo a instituição, a transferência para uma vaga de UTI no SUS foi apenas uma questão administrativa, sem afetar o atendimento oferecido ao paciente, afirmando também seu compromisso com a qualidade e segurança dos serviços prestados.
NOTA DA UNIMED:
“A Unimed São José dos Campos informa que o paciente Sr. D.G.F recebeu toda a assistência médica e hospitalar necessária, com aplicação de protocolos de atendimento adequados pela equipe médica e multiprofissional.
Esclarecemos, ainda, que a busca por vaga para transferência ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi realizada devido a questões administrativas, sem causar qualquer prejuízo ao atendimento prestado ao paciente.
Reafirmamos nosso compromisso com a segurança e qualidade dos serviços oferecidos aos nossos clientes, cumprindo rigorosamente todos os critérios regulatórios previstos pela legislação, especialmente no que se refere aos atendimentos de urgência e emergência.
Nos solidarizamos com a família do paciente e permanecemos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais, sempre respeitando a privacidade dos dados pessoais.”