Instituto e APL celebram 124 anos de fundação
Publicado em 04/05/2024
Em sessão solene conjunta, o Instituto Histórico e Geográfico do Pará e a Academia Paraense de Letras celebraram os 124 anos de fundação, no mesmo dia e local, 3 de maio de 1900 no Theatro da Paz, e ambos por Domingos Raiol, o Barão de Guajará, na presença do então presidente da Província do Grão-Pará, Paes de Carvalho.
Durante a cerimônia, a presidente da Academia Paraense de Jornalismo, jornalista, advogada e escritora Franssinete Florenzano, ao lado de seu vice, advogado e escritor Célio Simões, outorgou o título de Membro Honorário da APJ ao presidente da APL, Ivanildo Alves, à presidente do IHGP, Anaiza Vergolino, ao desembargador federal do Trabalho aposentado Vicente Malheiros da Fonseca e à coordenadora da Cátedra João Lúcio Azevedo, da UFPA/Instituto Camões, professora doutora Nazaré Sarges, agraciados também com a Medalha do Bicentenário da Imprensa no Pará.
O coronel Rodrigo Aleixo, chefe da Casa Militar do Tribunal de Justiça do Pará, recebeu a Medalha José Veríssimo, a maior honraria concedida pela APL, por indicação da escritora e magistrada Sarah Castelo Branco Rodrigues, que a entregou ao lado do presidente Ivanildo Alves, advogado, romancista e poeta.
Os oradores oficiais do evento foram a escritora, professora e artista plástica Nazaré Mello Uchoa, pela APL; e Célio Simões, pelo IHGP, que discorreram sobre o brilho dos membros de ambos os Sodalícios.
A programação literomusical incluiu pocket show do violonista, compositor, professor, pesquisador e escritor Salomão Habib, declamação de poesia pela poeta e juíza Sarah Castelo Branco Rodrigues e pelo poeta, escritor, artista plástico e advogado Sebastião Piani Godinho, além de memorial a Camões pelo escritor e advogado José Figueiredo de Souza.
Também foi executado pela primeira vez o Hino do IHGP em vídeo mostrando imagens do Solar Barão de Guajará, os ambientes museográficos e próprios de uma Casa Senhorial do final do II Império Brasileiro, no esforço de recompor fatos históricos. Como mestre de cerimônia, funcionou o acadêmico Linomar Bahia.
O escritor Flávio Quinderé, delegado cultural para o Estado do Pará e comendador da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, junto com o presidente da APL, Ivanildo Alves e a presidente do IHGP, Anaiza Vergolino, empossou o escritor Homerval Thompson como acadêmico correspondente, na Cadeira nº 180, bem como o título de Doutor Honoris Causa em Sociologia e Literatura e a Medalha da Federação, alusiva ao bicentenário do poeta e escritor Gonçalves Dias.
Confira mais fotos do evento: