Mais de 2 mil agentes vão garantir segurança no Carnaval

Publicado em 26/02/2025

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), de forma integrada com os demais órgãos do Sistema de Segurança do Estado, coordena as ações de segurança, desenvolvidas para a “Operação Carnaval 2025”. A operação vai atuar em mais de 70 localidades do Pará, incluindo a Região Metropolitana de Belém, durante o feriado prolongado de Carnaval. As atividades contam com mais de 2.200 agentes de segurança que irão reforçar as ações preventivas e ostensivas nas praias e balneários mais procurados nesta época do ano.

A operação “Carnaval 2025” inicia na sexta-feira (28) e segue até a quarta-feira de Cinzas, dia 5 de março. Além do efetivo reforçado, as equipes vão utilizar 210 viaturas e 48 motocicletas. “Nosso objetivo é garantir que a diversão que todos desejam nesse feriado seja tranquila e sem maiores ocorrências”, afirmou o titular da Segup, Ualame Machado.

Conteúdos relacionados:

LOCALIDADES

Salinópolis, Cametá, Vigia, Bragança, Barcarena, Marabá, Parauapebas, Marapanim, Algodoal, Colares, Tucuruí, Porto de Moz, além da Região Metropolitana de Belém, estão entre as 72 localidades que vão ganhar reforço no efetivo para garantir a segurança dos foliões.

CICC MÓVEL

Mais uma vez, a cidade de Cametá recebe o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC Móvel), onde as forças de segurança, de maneira conjunta, estarão presentes, com os pontos focais de cada órgão, para dar maior celeridade aos atendimentos e ocorrências durante as festividades de Carnaval no município. A unidade móvel da Segurança Pública estará instalada em Cametá a partir da sexta-feira.

TRÂNSITO

O esquema de segurança inicia com o controle do fluxo na entrada e saída da capital, executada pelos órgãos de trânsito estadual, municipal e federal, que estarão fiscalizando as vias de saída da Grande Belém. Os agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) atuarão com medidas preventivas para coibir crimes nas estradas, aumentar o poder fiscalizatório e o controle de fluxo de veículos.

PREVENÇÃO

As equipes de segurança estarão concentradas também nas ações preventivas, e quando necessário repressivas quanto à condução dos veículos. Tais ações objetivam a fiscalização, orientação, aplicação de multas e providências legais junto à polícia judiciária, em possíveis casos de condutores flagrados sob efeito de bebidas alcoólicas, a fim de prevenir acidentes e garantir a preservação da vida no trânsito, por meio das ações da Operação “Lei Seca”.

O Sistema de Segurança Pública, bem como, os órgãos municipais de trânsito e guardas municipais atuarão de forma integrada, dentro de suas competências, para combater a poluição sonora, perturbação do sossego alheio, regularização de bares, casas de shows e similares, além de toda e qualquer prática ilícita identificada pelos agentes, por meio das ações que integram a operação “Tolerância Zero”.

As equipes de segurança também estarão realizando rondas pelo ar, com os agentes do Grupamento Aéreo de Segurança Pública, o Graesp, atuando com três aeronaves em rondas aéreas pelas principais praias e balneários do Estado.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

“NÃO É NÃO!”

Em continuidade a iniciativa de coibir o assédio e a importunação sexual, durante o Carnaval, as ações de segurança estarão voltadas também à campanha “Não é não!”, desenvolvida pelas forças de segurança do Estado para o combate e enfrentamento aos crimes de importunação sexual e assédio sexual cometidos contra grupos vulneráveis.

GRANDE BELÉM

O reforço também será garantido em Belém e Região Metropolitana, Delegacias e Seccionais serão reforçadas para garantir o atendimento à população neste período. A capital contará ainda com reforço no policiamento por meio da Operação “Visibilidade” e “Polícia mais forte” desenvolvidas pela Polícia Militar, mantendo a presença mais ostensiva de policiais nas ruas, realizando rondas e abordagens em pontos estratégicos da Grande Belém.

PARA ENTENDER

Forças Integradas

  •  Participam da “Operação Carnaval 2025” as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Científica do Estado (PCE), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Grupamentos Aéreo de Segurança Pública (Graesp), o Centro Integrado de Operações (CIOp), Guardas municipais e Órgãos de fiscalização de trânsito dos municípios, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Leitor opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Hot Classics

Underground radio

Faixa actual

Título

Artista

AO VIVO

Diário Musical

13:00 17:00

AO VIVO

Diário Musical

13:00 17:00