Mais de 400 mil pessoas devem passar pelo Aeroporto de Belém
Publicado em 24/09/2024
O Aeroporto Internacional de Belém, no bairro de Val-de-Cans, terá um incremento de 90 voos extras no mês de outubro, quando ocorre o Círio de Nazaré. De acordo com a empresa Norte Amazônia Airports (NOA), que administra o terminal aéreo de Belém, a estimativa é que quase 401 mil passageiros embarquem e desembarquem nos 2.900 voos previstos no aeroporto da capital paraense – um aumento de 25% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando passaram 319 mil viajantes.
Segundo a NOA, após atingir pela primeira vez em sua história a marca de 400 mil passageiros atendidos no período de um mês, em julho de 2024, a expectativa é de que o volume seja novamente alcançado durante a celebração católica. Os voos extras foram incluídos nas programações das companhias aéreas Azul e Gol. Ainda segundo nota da NOA, entre frequências adicionais e mudanças para equipamentos com maior capacidade, serão disponibilizados quase 16 mil assentos a mais no Aeroporto Júlio César Ribeiro (Val-de-Cans) durante o período.
Leia mais:
G20 destaca o impacto transformador do turismoBelém vira o centro mundial do debate sobre o turismo
Já entre os dias 10 e 15 de outubro, os moradores de Santarém contarão com mais oito voos até a capital paraense. Os amapaenses poderão usufruir de 16 frequências adicionais na rota Macapá – Belém, de 9 a 16 de outubro. Em Manaus, no Amazonas, serão ofertadas quatro ligações adicionais nos dias 9 e 11 do mesmo mês.
De acordo com Marco Migliorini, diretor-presidente da NOA, além dos investimentos que começam neste segundo semestre para modernização e ampliação da capacidade operacional, o Aeroporto Internacional vem recebendo melhorias desde o início da gestão da concessionária, que o qualificam a receber o aumento do fluxo de viajantes com mais segurança e conforto.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
“Além da marca inédita em julho, registramos crescimento de 11% na movimentação durante o primeiro semestre de 2024. Desde que iniciamos os trabalhos no Aeroporto Internacional de Belém, nosso objetivo tem sido aprimorar a experiência dos passageiros, algo comprovado pelas pesquisas mensais de satisfação e, durante o período do Círio de Nazaré, vamos continuar proporcionando viagem ainda melhores para quem embarca e desembarca na capital”, conclui Migliorini.
EXPECTATIVA
Lojistas, atendentes e taxistas que trabalham no empreendimento começam a criar expectativas para os seus negócios, alguns estão mais entusiasmados e outros nem tanto. A atendente de uma loja de produtos e doces regionais vai experimentar seu primeiro Círio trabalhando no local, mas adianta que o fluxo de turistas que desembarcam em Belém já aumentou na última semana.
“A gente já consegue perceber uma circulação bem alta de turistas, principalmente nos voos de dia. Os bombons regionais são os carros-chefes da casa. Ímãs de geladeira, garrafinhas de cachaça de jambu, peças de cerâmica também saem muito”, ressalta.
A supervisora da loja, Valéria Souza, de 25 anos, afirma que durante o Círio as vendas costumam aumentar de 30% a 40%. “As expectativas estão boas, as vendas aumentam consideravelmente durante essa época. Os bombons são os que mais saem, de fato, estamos otimistas para este ano”, ressalta. Em um quiosque de artigos para a viagem, o vendedor Yago Corecha, 26 anos, conta que também vai medir as vendas durante o Círio pela primeira vez. “Mas o que os outros colegas falam é que mês do Círio e fim de ano são os melhores meses por aqui, então estou na expectativa de aumentar as vendas. Já estou vendo bastante pessoas chegando em Belém”, conta.
Já o taxista, Celso Maurício Barbosa, de 71 anos, não está tão otimista. Segundo ele, que trabalha há 50 anos no ofício, hoje em dia o Círio não representa uma época tão boa para “fazer dinheiro”. “Antes, durante os 15 dias a gente ganhava dinheiro, hoje é mais às vésperas, basicamente na sexta-feira, no sábado e no domingo. Muitas pessoas usam aplicativo de transporte, já descem [do voo] pedindo veículo no aplicativo. Então, o Círio já foi bom pra taxista, estou mais na expectativa da COP 30”, diz.