Marabá e Redenção recebem melhorias de projeto social

Publicado em 06/12/2024

Um total de 291 crianças moradoras de áreas rurais dos municípios de Marabá e Redenção tiveram sua rotina de aprendizado transformada desde que as escolas onde estão matriculadas receberam novos espaços e equipamentos do projeto Escola Transforma no mês de novembro. O projeto atua na promoção de infraestrutura educacional com atenção especial a escolas rurais, quilombolas e indígenas.

As necessidades da EMEF Francisco Coelho, em Marabá, e da EMEIEFTI Bela Vista, em Redenção, ambas no interior do Pará, foram identificadas junto à comunidade escolar e com o apoio da Secretaria de Educação de cada município. Entre as melhorias recebidas, estão salas de leitura com 400 livros, hortas, parquinhos e mobiliário voltado para segurança alimentar. O objetivo das intervenções é ampliar as possibilidades de aprendizado, reconhecendo o impacto significativo que um ambiente propício ao aprendizado tem no desempenho acadêmico e no bem-estar dos alunos.



Com foco no acesso à leitura, no direito ao brincar e na sustentabilidade como tema da vivência escolar, o projeto chama atenção para o fato de as escolas rurais serem a única opção possível de educação em inúmeras regiões do país. No cenário em que estão inseridas, faltam espaços de leitura e acesso à internet, o analfabetismo permanece elevado e as séries são frequentadas por estudantes fora da faixa etária convencional.

Em Marabá, na EMEF Francisco Coelho, onde estão matriculados 73 estudantes, de idades entre 4 e 14 anos, nas séries do Ensino Infantil ao Ensino Fundamental II, a chegada do Escola Transforma proporcionou a montagem de uma horta, um parquinho, além da compra de uma nova geladeira que vai ajudar na manutenção dos alimentos servidos no lanche escolar. Fora isso, as crianças poderão usufruir de um acervo de centenas de livros novos que vão enriquecer os momentos de leitura e pesquisa.

Já na cidade de Redenção, com nova sala de leitura, horta e parquinho, os 218 estudantes da EMEIEFTI Bela Vista, do Ensino Infantil ao Ensino Médio, também estão mais motivados e entusiasmados com o cotidiano de descobertas pelos livros e brincadeiras no parquinho, que fazia muita falta nos intervalos. 



Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

Para o diretor da EMEIEFTI Bela Vista, em Redenção, Wailton de Barros, as novas estruturas serão uma nova base para que o ensino-aprendizagem possa acontecer com mais eficiência. “Somos uma escola rural, com, talvez, a acessibilidade mais difícil do município. As crianças estão na expectativa, todo dia perguntam quando poderão usar os brinquedos e a sala de leitura, e os professores estão ansiosos pela horta, pois somos uma escola integral e dentro das nossas atividades trabalhamos a sustentabilidade”, relata.

Com uma abordagem colaborativa, o projeto não apenas cria espaços de aprendizagem, mas também cultiva uma cultura de participação e engajamento.

Desde sua concepção em 2021, sob a execução da Rede Educare e posterior apoio do Instituto Cuidare, o projeto tem superado as expectativas. De 50 escolas previstas para serem beneficiadas em quatro anos, o Escola Transforma chega a 2024 somando 91 escolas atendidas, localizadas em 83 cidades de 12 estados brasileiros, num total de 22.200 estudantes beneficiados.

No total, o Escola Transforma entregou mais de 290 equipamentos e estruturas que contribuem no desenvolvimento pedagógico das instituições. Entre as melhorias entregues, chama atenção o marco de 76 salas de leituras, 77 hortas e 68 parques, além de laboratório de ciências e sala multissensorial, espaço adaptado para crianças atípicas. 


Leitor opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Hot Classics

Underground radio

Faixa actual

Título

Artista

AO VIVO

Hot Classics

17:30 19:00

AO VIVO

Hot Classics

17:30 19:00