Marituba vai às ruas no Natal para louvar Jesus menino
Publicado em 25/12/2024
Durante as festas de fim de ano, muita gente aproveita para renovar a fé e desenvolver mais sua espiritualidade. Com as festas religiosas, paraense se reúnem em devoção ao Menino Deus.
Na manhã desta quarta-feira (25), uma multidão de devotos e devotas tomou as ruas de Marituba, na região metropolitana de Belém, para celebrar a 68ª edição do tradicional Círio do Menino Deus. Realizado anualmente no Natal, o evento deste ano teve como tema “Senhor, ensina-nos a rezar”, e foi marcado por demonstrações de fé e emoção.
A programação teve início às 7h30, com a missa de saída presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, no salão da Paróquia São Marcos Evangelista, no bairro Uriboca. Durante a celebração, Dom Alberto enfatizou a importância da fé e da convivência harmoniosa entre as pessoas. “Só pode haver paz quando damos glória a Deus”, afirmou o arcebispo. A missa, que reuniu centenas de fiéis, teve duração de uma hora.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Marituba celebra o Círio do Menino Deus no dia do Natal
- Devotos de Marituba celebram o Círio de Nazaré neste domingo
Com a conclusão da missa, teve início a procissão, que percorreu um trajeto de aproximadamente 2,5 quilômetros pelas ruas do município. A berlinda com a imagem do Menino Deus foi acompanhada por milhares de devotos em oração e cânticos. O percurso incluiu a rua do Uriboca Velho e a avenida Fernando Guilhon, culminando na chegada à Paróquia do Menino Deus, na Praça Matriz de Marituba.
Ao final da procissão, o cônego João Paulo Celestino, pároco da igreja, presidiu a missa de chegada. Ele destacou a importância histórica e espiritual do evento para a comunidade. “É uma tradição de 68 anos que ocorre em Marituba, desde os primeiros moradores que trabalharam na construção da antiga estrada de ferro. É uma procissão que exalta o amor, a fé e a devoção”, afirmou.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Entre os milhares de participantes, estão pessoas que reservam o Natal para fortalecer sua espiritualidade e expressar gratidão. O vigilante Lucivaldo Souza, de 55 anos, devoto do Menino Deus e de Nossa Senhora de Nazaré, participa anualmente do Círio. “É um dia muito especial para nós que moramos aqui. Além de ser o dia do nascimento de Jesus Cristo, é o dia do Círio, o que é bastante simbólico. Peço bastante saúde para todos nós”, contou emocionado ao Diário do Pará.
O encerramento da programação ocorre às 18h, com a Santa Missa presidida pelo cônego Jaime Pereira, da Paróquia Santíssima Trindade, no bairro Campina, em Belém. Durante a celebração, os devotos irão renovar seus votos de fé e esperança.