MEC empossa os novos reitores da UFPA e da Unifesspa
Publicado em 13/12/2024
O ministro Camilo Santana, deu posse a 15 novos reitores de instituições federais de educação, entre eles Francisco Ribeiro, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Gilmar Pereira, da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A cerimônia aconteceu ontem, 12, em Brasília, na sede do Conselho Nacional de Educação. Para as universidades federais, foram empossados 12 reitores. Já na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, assumiram os postos três novos dirigentes de Instituições Federais.
“A educação é o alicerce do desenvolvimento social e econômico, por isso estamos investindo incansavelmente para fortalecer esse setor em todos os níveis”, disse o ministro Camilo Santana. “A posse dos nossos reitores representa um grande momento para a educação brasileira, porque, mais do que gestores, os servidores empossados são líderes que carregam a potencialidade de transformar as universidades, os institutos e as comunidades das quais fazem parte. Os desafios são grandes, mas, com determinação e trabalho coletivo, podemos construir um futuro melhor”, celebrou.
Conteúdos relacionados:
- Boletos poderão ser pagos por Pix em 2025
- Segunda parcela do 13º: veja prazos e saiba os seus direitos
De acordo com o secretário da Sesu, Alexandre Brasil, “os reitores empossados foram eleitos democraticamente por suas comunidades docente, técnica e estudantil. Nobre é a missão de ser reitor de uma instituição federal de ensino, uma função que requer muita responsabilidade e que é fundamental para a construção de um Brasil melhor, mais justo, inclusivo, antirracista e preparado para enfrentar os desafios do presente e do futuro”.
A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Camila Brandão representou os empossados das universidades federais. Em seu pronunciamento, a nova reitora destacou a necessidade de as instituições de ensino superior públicas serem cada vez mais inovadoras, sustentáveis, humanas e humanizadoras. Camila Brandão também destacou a importância do trabalho conjunto para assegurar que todas as pessoas tenham acesso a uma formação cidadã e responsável.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp