Mestre Tabaco: Pará perde ícone do carimbó aos 83 anos
Publicado Diário FMem 15/02/2025
A música do Pará amanheceu com uma triste notícia, deixando muitos fãs de luto com a perda de um grande artista.
Morreu, na manhã deste sábado (15), Mestre Tabaco, um dos grandes nomes do Carimbó, aos 83 anos. Nascido em Colares, Nordeste Paraense, Oriovaldo Soares Meireles nasceu em 11 de outubro de 1942, deixa um legado como instrumentista, cantor e músico para a cultura do estado.
Mestre Tabaco, como era mais conhecido. chegou a Belém em 1977, se estabelecendo no distrito de Icoaraci, onde atuou por 12 anos no Grupo de Carimbó Uirapuru, liderado pelo mestre Verequete. Além disso, integrou o grupo parafolclórico Vaiangá de Icoaraci.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Morre Mestre Laurentino, compositor paraense, aos 98 anos
- Morre Mestre Dikinho, aos 83 anos, no Marajó
Em 1989, mudou-se para a Ilha de Outeiro, onde manteve sua participação em um dos ritmos mais populares da música paraense. Na região, uniu-se ao Grupo Parafolclórico Tucuxi e chegou a dedicar-se à construção do Balneário do Tabaco, espaço socioprodutivo reconhecido como Ponto de Memória pelo EcoMuseu da Amazônia e pela Fundação Escola Bosque.
No Instagram, a Biblioteca Comunitária Tralhoto Leitor, de Outeiro, despediu-se de tabaco destacando a doçura e o talento do mestre: “Ensinou com sua voz estrondosa a vibração e energia que precisa ter para cantar o cotidiano do povo, sério e brincante ao mesmo tempo. Agora, segue viagem para navegar noutros rios, sua essência dividida lá e cá, por sua simplicidade e ensinamento. Sua benção Mestre!”, diz um trecho da postagem.
Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp
Ainda não há informações sobre velório e sepultamento de Mestre Tabaco.