Morre atriz que fez o papel de Cuca, no ‘Sítio do Pica Pau Amarelo’
Publicado Diário FMem 21/05/2025
Um dos seriados mais icônicos da televisão brasileira, o ‘Sítio do Pica Pau Amarelo’ marcou gerações com personagens como Narizinho, Emília, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, e outros, além de claro, a vilã Cuca.
Marcada na infância de muitos telespectadores, a atriz e cantora Dorinha Durval morreu aos 96 anos de idade. A notícia foi confirmada nesta terça-feira (21) pela filha dela, a atriz Carla Daniel por meio das redes sociais.
“É com tristeza mas alívio que nos despedimos. Mãe, avó, amiga e que nos trouxe bons momentos de alegria para o público brasileiro. Te amo”, escreveu, prestando uma última homenagem à mãe, que marcou gerações com seu trabalho na televisão brasileira.
Quer mais notícias sobre Fama? Acesse nosso canal no WhatsApp
Sucesso em Sítio do Pica Pau Amarelo
Nascida Dorah Teixeira, em 1929, em São Paulo, Dorinha construiu uma carreira sólida como vedete, bailarina e cantora antes de migrar para as novelas da TV Globo. Ela brilhou em tramas como Irmãos Coragem e O Bem-Amado, mas foi eternizada como a primeira atriz a dar vida à temida Cuca na adaptação do clássico infantil Sítio do Picapau Amarelo, em 1977.
Apesar do sucesso, Dorinha não voltou para a segunda temporada da série infantil. Preferiu novos caminhos e atuou em outras produções, como o episódio “O Homem que Veio do Brás”, da série Plantão de Polícia, que acabou sendo seu último trabalho diante das câmeras.
Tragédia causa o fim da carreira de atriz
Em 1980, a atriz matou o então marido, o publicitário Paulo Sérgio Alacântara, após alegar anos de humilhação e agressões psicológicas. Julgada por homicídio, Dorinha alegou legítima defesa, mas foi condenada a seis anos de prisão. Cumpriu apenas nove meses em regime semiaberto, mas o episódio marcou o fim de sua trajetória na TV.