Morre Avelino Ganzer, um dos fundadores do PT e da CUT
Publicado em 13/12/2023
O Líder sindical Avelino Ganzer, figura proeminente na luta contra a ditadura militar e defensor dos direitos dos trabalhadores, morreu aos 75 anos, na manhã desta quarta-feira (13), em Belém. Ele enfrentava um câncer raro na medula há sete meses e estava hospitalizado há um mês, sendo transferido para uma Unidade de Tratamento Instensivo (UTI) uma semana atrás após uma parada cardíaca.
O velório será aberto ao público, começando hoje (13) e terminando na manhã de quinta-feira (14), com o enterro em Murinim, Benfica, na Região Metropolitana de Belém.
Ganzer foi fundamental na formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), sendo seu primeiro vice-presidente, e também participou da criação do Partido dos Trabalhadores (PT). Sua história foi marcada por defesa dos direitos dos trabalhadores rurais, enfrentando perseguições da ditadura militar e sobrevivendo a um acidente aéreo.
Conteúdo relacionado
Assista ao vivo as sabatinas de Flávio Dino e GonetCâmara instaura processo de cassação contra André Janones Milei desvaloriza peso, suspende obras e corta subsídios
Vera Paoloni, presidente da CUT no Pará, destacou o legado de Avelino na luta da classe trabalhadora, mencionando uma homenagem feita a ele recentemente na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em que seu filho recebeu em seu nome.
Através das redes sociais, a Central Única dos Trabalhadores também se manifestou. “A CUT Pará manifesta com profundo pesar o falecimento de Avelino Ganzer, aos 75 anos, nesta manhã, 13 de dezembro de 2023, em Belém. Ganzer foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém, no Pará, fundador da Central Única dos Trabalhadores (CUT), onde exerceu a vice-presidência nacional, e deixa um grande legado na história de militância no processo de organização, construção da CUT.Pa e da luta fundiária brasileira”.
A central sindical foi seguida pelo PT, se manifestando nas redes sociais. “O Partido dos Trabalhadores do Pará comunica e lamenta, com profundo pesar e tristeza, o falecimento do companheiro Avelino Ganzer, um dos fundadores do PT e da CUT, na manhã desta quarta-feira (13), em Belém”.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
A ex-governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa, deixou seus votos de solidariedade deixou seu adeus ao companheiro. “Muito triste com a notícia do falecimento de nosso companheiro, Avelino Ganzer. Desde jovem, Avelino foi um colaborador ativo na organização dos trabalhadores rurais e posteriormente na luta dos trabalhadores, tanto do campo quanto da cidade”, escreveu.