“Operação verão” se espalha por 90 localidades do Pará

Publicado em 06/07/2024

Julho é mês de férias escolares e o momento em que muitas pessoas saem da capital para aproveitar balneários, igarapés, praias e outros lugares para amenizar o calor do “Verão Amazônico”. 

A “Operação Verão 2024”, considerada a maior ação anual do Sistema de Segurança Pública paraense, já começou em mais de 90 localidades e conta com 5.660 agentes de segurança para reforçar as ações preventivas, ostensivas e educativas em todas as regiões do Estado. As ações foram lançadas oficialmente no final da manhã deste sábado, 6, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), instalado na Praia do Atalaia, ao lado do atalho da Sofia, em Salinópolis.

CONTEÚDOS RELACIONADOS: 

Operação Verão 2024 visa aumentar segurança nas praiasMais de 5 mil agentes farão segurança em julho

As ações do Governo do Pará desenvolvidas no veraneio, são coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em conjunto com os órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública e órgãos municipais, com o principal objetivo de reforçar a segurança, enfrentar a criminalidade, garantir maior tranquilidade e entretenimento a veranistas que aproveitam as férias escolares assim como o verão amazônico nas principais praias e balneários paraenses.

“São Mais de 5 mil agentes de segurança atuando durante todo o veraneio paraense, com diversas ações ostensivas e preventivas, com reforço no policiamento local, monitoramento e diversas atividades integradas entre as forças, para coibir e inibir a criminalidade durante todo o mês de julho, e ainda na primeira semana do mês de agosto, com maior efetivo nos seis finais de semana consecutivos”, destaca Luciano de Oliveira, Secretário adjunto operacional da Segup.

“Mais uma vez, a integração ganha destaque nas ações planejadas para o verão 2024, além da coordenação de trabalho e muito aprimoramento, tudo para termos ações ainda mais exitosas em relação ao que já fizemos nos anos anteriores. Temos buscado melhorar, cada vez mais, lançando novas tecnologias, buscando inovar sempre e procurando entregar um serviço melhor para a população. A gente já, com essa experiência, tem mapeado os principais destinos do Estado, e aí, com todo esse conhecimento construído, a gente tem conseguido direcionar de maneira mais assertiva toda a estrutura do sistema de segurança pública e, assim, obtido resultados cada vez melhores e mais eficientes. Então, a população pode ficar tranquila que estamos aptos para garantir a tranquilidade, e acima de tudo, para que todos tenham um verão seguro e em paz, como é a nossa cultura do verão amazônico”, afirmou o Secretário adjunto Operacional, Luciano de Oliveira.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

CICCs

Em Salinópolis, já está ativado o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), montado na praia do Atalaia, próximo ao “atalho da Sofia”. A unidade integrada conta também, com a presença do Tribunal de Justiça do Estado (TJPA) para análise de ocorrências de menor potencial ofensivo, registradas no CICC pela Polícia Civil, para que os registros tenham agilidade.

O CICC também dispõe de uma sala de monitoramento para observar de forma ampliada e acompanhar a movimentação nas praias e na cidade, por meio das câmeras de videomonitoramento instaladas nos principais pontos da cidade. Além disso, o Centro está reunindo serviços de saúde, por meio da Secretaria de Saúde do Estado, com testes rápidos e vacinação.

Outras localidades também contam com Centros Integrados. Em Mosqueiro, no caramanchão, o CICC móvel instalado no ônibus da Guarda Municipal também já está em funcionamento, reunindo os pontos focais das forças de segurança e o monitoramento das imagens das câmeras instaladas no distrito.

O Distrito de Outeiro conta com o Posto de Avançado de Atendimento do Corpo de Bombeiros Militar, instalado na Praia Grande, que também reúne pontos focais, garante o monitoramento e é um ponto de atendimento a população que precise dos serviços da segurança pública e Defesa Social.

A Vila de Ajuruteua, em Bragança, irá receber o CICC móvel da Segup a partir do dia 19 deste mês, para reforçar as ações na região, agilizar o registro de ocorrências ainda em Ajuruteua, não havendo a necessidade do deslocamento dos agentes para a Delegacia da Cidade, agilizando assim o atendimento à população.

Ações

Dentre as ações integradas que já estão sendo desenvolvidas durante a Operação, estão: “Tolerância Zero”, onde os Agentes das forças de segurança integrados realizam rondas policiais nos bares, restaurantes e casas de shows, com intuito de fiscalizar e orientar os proprietários dos estabelecimentos. Os agentes públicos estão empenhados também nas ações de conscientização à população quanto à proibição do uso de linhas de cerol. Assim como a proibição de garrafas de vidro nas praias, balneários e igarapés do estado, visando evitar acidentes, além de preservar o meio ambiente.

Integração

Os mais de 5.6 mil servidores que integram as ações fazem parte da Segup, Polícias Militar, Civil, Científica e Penal, Corpo de Bombeiros Militar e Detran, além da Sespa, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública Publica e órgãos municipais.


Leitor opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Hot Classics

Underground radio

Faixa actual

Título

Artista

AO VIVO

Diário Musical

08:00 12:00

AO VIVO

Diário Musical

08:00 12:00