Pará reduz em quase 15% o número de homicídios em um ano
Publicado em 17/08/2023
O número de homicídios no Brasil segue diminuindo ao longo deste ano e o Pará é um dos Estados que se destaca neste balanço, realizado pelo Monitor da Violência do portal G1, do Grupo Globo.
Os dados não incluem mortes resultantes de intervenção policial e sim homicídios dolosos (incluindo feminicídios); latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte.
No total, de janeiro a junho, foram registrados 19,7 mil assassinatos, número ainda muito alto, mas que já aponta para uma queda de 3,4% em comparação ao mesmo período em 2022. Roraima lidera o ranking com a maior redução, marcando uma queda de 22,5%.
Pará tem maio com melhor redução na criminalidade desde 2010
O Pará também se destacou com a redução de 13,1%, aparecendo em 6º, ficando atrás do próprio Estado de Roraima, Rondônia, Sergipe, Paraíba e praticamente empatado com o Mato Grosso do Sul (15%).
A situação em outros Estados, no entanto, ainda é preocupante, principalmente no sul e no sudeste, onde ser viu o aumento no número de mortes, talvez relacionado a grande disponibilidade de armas no governo federal anterior. Inclusive, todas as regiões do Brasil apresentaram redução nos índices de assassinatos, exceto o Sudeste. O estado do Rio de Janeiro lidera com o maior aumento na região, registrando uma alta de 17,3%. Mesmo assim, o grande destaque negativo está na região Norte: O Amapá ostenta o maior aumento no país: 65,1%.
Especialistas do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV-USP) destacam que, embora essa redução nos índices seja motivo de comemoração, o país ainda lida com uma realidade de violência significativa. A média de quase 110 assassinatos por dia no último semestre serve como um lembrete de que há um longo caminho a percorrer.