Páscoa: 102 milhões de brasileiros devem ir em busca de chocolate

Publicado em 14/04/2025

Cerca de 102,6 milhões de pessoas devem ir às compras atrás de itens de Páscoa neste ano, mas o número é 4 milhões menor do que o registrado em 2024. As informações são de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. O estudo aponta que 63% dos entrevistados pretendem fazer compras para a Páscoa de 2025.

A queda reflete o cenário dos pesquisados que pretendem economizar (23%), estão endividados e priorizarão o pagamento de dívidas (21%), desempregados (20%) e quem não tem o costume de gastar com itens do período (16%).

Apesar do cenário de cautela financeira para milhões de brasileiros, a tradição de presentear com chocolates na Páscoa resiste em Belém. A expectativa para o ramo, na capital paraense, é positiva. Os tradicionais ovos de chocolate continuam sendo os campeões de procura, especialmente aos finais de semana – como no sábado (12). É o que comenta Raquel Lifschitz, 24 anos, vendedora em um quiosque especializado em bombons de cacau, em um shopping localizado na travessa Padre Eutíquio, bairro Batista Campos.

Conteúdos relacionados:

“As vendas estão significativamente boas. O sabor de ovomaltine sai por R$115,99 e é o que mais sai. A gente também tem kits a partir de R$120 até R$200 e tem tido ótima procura”.

O cenário é confirmado na loja em que trabalha a atendente Jaqueline Santo, 28 anos. Trabalhando no local desde o ano passado, Jaqueline ressalta que o fluxo este ano tem sido melhor, cerca de 50% a mais. “Os produtos com preços mais acessíveis são os que mais saem. As pessoas procuram lembranças para não deixar a data passar de qualquer jeito, já que nem todo mundo quer ou pode gastar muito. O que mais sai são os ovos de chocolate ao leite, sem dúvida, principalmente os de R$79,99 – ovo Lacreme branco de 348 gramas, por exemplo”, explica.

A pesquisa da CNDL mostra que o gasto médio previsto por consumidor é de R$247, com intenção de compra de cerca de cinco produtos. Os filhos lideram como os principais presenteados (55%), seguidos de mães e cônjuges, ambos com 39%, sobrinhos (27%) e o próprio entrevistado (26%). Quem gosta de chocolates ou pretende presentear pessoas que também gostam correspondem a 33%; já 26% afirmam ser uma tradição da qual gostam de fazer parte, e 25% têm o costume de presentear as pessoas que gostam.

A tradição é mantida por Melissa Moura, autônoma de 31 anos. “Todo ano eu separo cerca de R$500 só para comprar os ovos de Páscoa, porque mesmo com tudo aumentando, gosto de manter a tradição”, revelou. Ela costuma presentear a mãe, o marido e os dois filhos.



Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Segundo o levantamento, os ovos de chocolate industrializados ainda são a principal escolha (55%), seguidos por bombons (41%) e ovos artesanais (37%), ovos caseiros ou artesanais (37%), bombons e barras de chocolate caseiros ou artesanais (33%) e barras de chocolate industrializadas (28%).

O biólogo Yuri Freitas, 31, é um dos consumidores que não deixa de presentear. “Costumo presentear minha mãe e meu namorado, então gasto em média R$90 a R$100 por ovo, e geralmente compro de produtores menores ou docerias locais”. Onde ele trabalha, a data é comemorada até sem os tradicionais ovos. “A gente troca barras ou caixas de bombom entre colegas, o que também ajuda a economizar”.

SAIBA MAIS

  • As lojas físicas seguem como preferência dos consumidores na Páscoa. Nove em cada dez pessoas (95%) afirmam que devem comprar presencialmente, especialmente nos supermercados, citados por 57% dos entrevistados na pesquisa da CNDL, outros em lojas especializadas em chocolates (45%) e lojas de grandes varejistas (40%); enquanto 22% pretendem usar a internet. A pesquisa de preço também será prioridade para 85%, sendo que 46% vão comparar todos os tipos de chocolate e 27% apenas ovos de Páscoa.
  • Tiveram a percepção de aumento nos preços 69% dos entrevistados. Entre os critérios de escolha, destacam-se preço (51%) e qualidade (49%), promoções e descontos (36%) e diversidade de produtos (24%).
  • Apesar de 44% anteciparem as compras ao longo de março, 43% devem deixar para a semana da Páscoa – o que representa cerca de 44,4 milhões de consumidores.

Leitor opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Hot Classics

Underground radio

Faixa actual

Título

Artista

AO VIVO

Hot Classics

17:30 19:00

AO VIVO

Hot Classics

17:30 19:00