Plantio de nova samaumeira na Praça Santuário é cancelado
Publicado em 13/06/2023
No dia 6 de fevereiro deste ano, uma das icônicas samaumeiras da Praça Santuário desabou. Alguns dos gigantes galhos e parte do tronco da árvore bicentenária despencaram sobre veículos e destruíram parte da estrutura do logradouro.
No fim de maio, uma operação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) fez a retirada do que restou do vegetal, considerado um marco histórico no bairro de Nazaré, em Belém. Até então, a proposta era fazer o plantio de uma nova samaumeira no mesmo local, porém os planos mudaram.
Veja também:
Restos da samaumeira que caiu em Belém ainda não têm destino
Veja fotos da samaumeira centenária que caiu em Belém
Em comunicado realizado nesta terça-feira (13), a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), responsável pela administração da Praça Santuário, anunciou a decisão de plantar ipês-rosas em substituição à samaumeira removida.
Além disso, novas árvores também serão plantadas no entorno da praça. A espécie pau-brasil foi a escolhida para compor a flora do local.
O plantio dos ipês-rosas e dos pés de pau-brasil serão feitos logo após a conclusão das obras de restauro da calçada da Praça Santuário. De acordo com a DFN, a substituição de uma espécie por outra se deve pelas dificuldades provocadas pela expansão das raízes da samaumeira.
“A decisão foi em virtude da samaumeira dificultar a acessibilidade da calçada, que agora terá a mesma largura do restante da praça, e também por comprometer a estrutura dos elementos que já existem ao redor, como a Concha Acústica e tubulações”, explicou a Diretoria no comunicado.
A entidade afirmou que uma nova muda de samaumeira será plantada em outro ponto de Belém. O local escolhido é o Portal da Amazônia e o plantio será feito pela prefeitura com o apoio da Diretoria do Círio.
Vale lembrar que a samaumeira é uma espécie tombada. Por esta razão, é necessário realizar o plantio de uma nova muda da mesma espécie, de acordo com a Lei Ordinária nº 7.709, de 18 de maio de 1994. Mas não é obrigatório que a nova árvore seja plantada no mesmo lugar da anterior.