Polícia realiza perícia em laje que caiu e matou trabalhador
Publicado em 09/11/2023
O Núcleo de Patrimônio, da Coordenadoria Regional de Castanhal da Polícia Científica do Pará (PCEPA), realizou perícia no prédio de um estabelecimento comercial em Paragominas, sudeste do Pará. Um acidente envolvendo a queda de uma fachada ocorreu neste imóvel no dia 28 de outubro e acabou causando a morte de um trabalhador e a amputação de um outro.
Segundo o perito que realizou o procedimento, o engenheiro civil e técnico em segurança do trabalho Fernando Douglas Santos, a perícia consistiu em verificar a situação estrutural da laje. “A laje se apresentou sem apoio na extremidade, com poucas ferragens, abaixo do necessário para manter a estrutura. A falta da ferragem adequada gerou colapso na estrutura”, afirmou o perito.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Desabamento de laje fere cinco e mata mulherVídeo: Casa de três andares desaba em Belém
Após o desabamento, o Corpo de Bombeiros Militar recomendou a demolição do restante da laje, entretanto, apenas o que ainda restava foi suficiente para a realização da perícia. “Pelo restante da ferragem, pela quantidade e espessura do ferro que sustentava a laje, é possível observar que foi uma laje subdimensionada, ou seja, não foi suficiente”, concluiu o perito Fernando.
Agora, o laudo conclusivo da perícia de engenharia da PCEPA de Castanhal, que está em fase de execução e tem prazo legal de 10 dias, que pode ser prorrogado pela mesmo período, irá auxiliar o inquérito da Seccional de Paragominas.
Quer mais notícias sobre o Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Sobre o caso
Os dois trabalhadores vítimas do acidente estavam nas dependências do estabelecimento no momento em que a laje desabou sobre eles A estrutura caiu de uma altura de cerca de três metros, causados ferimentos graves que tiraram a vida de Keven Souza, a vítima fatal do acidente.