Prefeitura e Estado vistoriam danos em Mosqueiro e auxiliam vítimas
Publicado Diário FMem 05/05/2025
Fenômenos naturais, como as chuvas e ventos, podem provocar sérios danos à infraestrutura e à vida da população quando ocorrem de forma intensa. Foi o que aconteceu no último domingo (4), na ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, quando um vendaval de forte intensidade causou destruição e deixou famílias desabrigadas.
O vendaval afetou 40 casas e um estabelecimento comercial, atingindo diretamente 156 pessoas. Duas das residências ficaram completamente destruídas, e três famílias ficaram desalojadas após o incidente. Uma pessoa também ficou ferida durante o ocorrido.
A Prefeitura de Belém, por meio da Defesa Civil Municipal, atuou rapidamente com o envio de equipes técnicas ao local para iniciar o levantamento dos danos. Os laudos técnicos estão sendo elaborados com urgência, servindo como base para que os moradores possam acessar os programas sociais oferecidos pelo município e pelo Estado.
Na manhã desta segunda-feira (5), o prefeito Igor Normando esteve no local para acompanhar a vistoria da região, junto com representantes de órgãos municipais, estaduais e de moradores, como o diretor da Cohab, Igor Pioneiro, o secretário de Seguraça e Defesa Social de Belém, Luciano Oliveira (Segbe), o superintendente da Defesa Civil de Belém, Vitor Magalhães, e a moradora Kelly Souza, que teve sua casa totalmente destruída.
“A atuação rápida dos técnicos da Defesa Civil garantiu o início imediato do levantamento das áreas afetadas, reforçando o compromisso do poder público com a segurança e assistência à população impactada pelo desastre”, afirmou o prefeito Igor Normando.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Assistência garantida às famílias atingidas
Com base nos laudos da Defesa Civil Municipal, os moradores afetados pelo vendaval poderão ter acesso a benefícios e apoios sociais.
Pela prefeitura de Belém, a Funpapa faz a concessão de benefício financeiro no valor de R$ 500 mensais, durante seis meses, para famílias desabrigadas, conforme confirmado no laudo da Defesa Civil Municipal
Já o Governo do Estado do Pará atua por meio da Cohab, Seaster (Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda) e Defesa Civil Estadual, que oferecem também auxílios com base nos laudos emitidos.