Prefeitura notifica escolas por impactos no trânsito de Nazaré
Publicado Diário FMem 09/05/2025
Quem passa pela Av. Nazaré no início do dia já sabe que vai precisar de paciência por conta do alto fluxo de veículo no local, principalmente em razão da entrada de alunos em colégios situados na via e nos arredores.
Para evitar maiores complicações no tráfego da via, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), emitiu notificação oficial para alguns colégios da localidade. A medida visa exigir ações urgentes para reduzir os impactos no trânsito que afetam a região.
Leia também
- CNH Pai D’égua oferta 4 mil vagas para mães atípicas
- Alepa aprova direitos e valoriza cultura paraense
Os congestionamentos, principalmente nos horários próximos às 7h, 12h e 18h, que equivalem à entrada e saída de alunos, representam um problema recorrente. Práticas irregulares, como formação de filas duplas e triplas, além de estacionamento em calçadas, comprometem a fluidez do tráfego e colocam em risco a segurança de pedestres e motoristas.
Quer receber mais notícias de Belém e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Prefeitura anuncia fiscalização rigorosa
O prefeito Igor Normando destacou a seriedade da situação e afirma que, até o momento, duas escolas particulares com entradas nas avenidas Nazaré e Bráz de Aguiar já foram notificadas extrajudicialmente.
Ele também anunciou uma força-tarefa para fiscalização na área, a fim de garantir melhoras na mobilidade das vias.
As medidas se mostraram necessárias, pois as instituições de ensino, embora tradicionais na cidade, situam-se em uma área que apresentou aumento expressivo no volume de tráfego ao longo dos anos.
Por isso, a legislação urbanística as classifica como Polos Geradores de Tráfego, o que as obriga a implementar medidas para minimizar os impactos viários que provocam.
A Segbel revelou que já realizou fiscalizações intensivas na região, com registro de cerca de 650 infrações por estacionamento irregular e formação de filas duplas em frente a um dos colégios apenas nos primeiros meses deste ano.
A secretaria continuará a monitorar as ações adotadas pelas instituições e planeja estender a iniciativa a outras escolas com problemas semelhantes.
“Nosso compromisso é com a melhoria da mobilidade e da segurança viária em toda a cidade”, conta o titular da Segbel, Luciano de Oliveira.
Soluções propostas
Luciano também afirmou que “os transtornos no entorno do colégio são antigos, mas agora adotamos uma abordagem mais estruturada e rigorosa, com foco em soluções efetivas.”
Entre as propostas discutidas com as escolas e a Comissão de Trânsito da OAB-PA estão:
- Aluguel de terrenos vizinhos para criação de áreas específicas de embarque e desembarque;
- Incentivo ao uso de transporte escolar;
- Estímulo a práticas como “carona solidária” entre os pais.
Escolas reconhecem responsabilidade
O diretor do Colégio Nazaré, Renato Augusto, reconheceu a responsabilidade da instituição: “Entendemos que, como escola, também temos um papel social. Vamos buscar as soluções propostas, como o diálogo com vizinhos para possíveis locações de espaço e outras medidas que ajudem a reduzir os impactos no trânsito.”