Procissão Luminosa: um rio de luzes homenageia Fátima

Publicado em 13/05/2025

A Procissão Luminosa em homenagem à Nossa Senhora de Fátima ocorreu ontem à noite. Antes da saída, uma missa foi celebrada pelo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira, no Santuário de Fátima, na avenida Duque de Caxias, bairro de Fátima, em Belém.

“Desde quando eu era criança, que a minha mãe contava a história dos três pastorinhos. Então, Nossa Senhora de Fátima, ela é mãe, como Nossa Senhora de Nazaré, é aquela mãezona que acolhe, que guarda, cura, e tá sempre na nossa vida, não só é agora essa época que é o dia consagrado a ela, mas em todo o tempo”, diz Sumaya Pinheiro, 48, técnica de enfermagem, que acompanhou a missa e o início da procissão.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

O tema da trezena deste ano é “Virgem de Fátima, esperança nossa” e foi escolhido em alusão ao Jubileu Católico, celebrado durante todo o ano de 2025. A aposentada Maria Ataíde, 75, é vizinha do Santuário e decorou a casa, na rua Antônio Barreto, em homenagem à santa. “Tudo que eu peço eu alcanço. Pedi uma graça para o meu filho e eu consegui. E a promessa é: enquanto eu puder andar, eu acompanho”, conta.



A Procissão Luminosa saiu da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, seguindo pela rua Antônio Barreto, Av. Alcindo Cacela, rua Domingos Marreiros, Tv. Castelo Branco, Rua Boaventura, Av. José Bonifácio, Duque de Caxias e retornando à paróquia.

Luiz Gurjão, 62, analista de TI, acompanhou a procissão ao lado da esposa, Glenda Lima, 32, professora. O casal levava no colo durante o trajeto uma réplica da imagem de Fátima dada de presente pela mãe de Luiz à nora. “Eu sou católica, assídua, praticante, sou devota também de Nossa Senhora de Nazaré e Nossa Senhora de Fátima. Eu ganhei esse presente da minha sogra, então veio pra abençoar meu lar, a minha casa”, afirma Glenda.

“Eu nasci dia 13 de maio, né? Dia dela, então desde sempre ela representa muito na minha vida. Inclusive, a minha filha [do primeiro casamento] foi batizada nessa igreja, hoje ela tem 33 anos, para nós é uma bênção ter Fátima como padroeira nossa”, afirma Gurjão.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Programação

Segundo os organizadores, cerca de 250 mil pessoas estavam sendo esperadas no evento e nem a chuva forte, que caiu na metade do percurso, tirou a animação dos devotos.

“Pra mim já virou tradição, vim. É o meu terceiro ano seguido, vindo. Hoje eu consegui trazer a minha família, a minha mãe e as minhas irmãs que estão aí”, relata Rayssa Valente, 24, que faz parte de uma comunidade católica ligada à Basílica de Nazaré.

Nesta terça-feira, 13, dia oficial de Nossa Senhora de Fátima, vai ser realizada outra procissão luminosa, em Icoaraci. Neste dia a programação começa às 18h, com Santa Missa presidida pelo padre Ulisses Albuquerque, na Paróquia Divina Misericórdia. Em seguida, uma romaria leva a imagem de Fátima à paróquia em homenagem à santa, na rua 8 de Maio, bairro Agulha.


Leitor opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Hot Classics

Underground radio

Faixa actual

Título

Artista

AO VIVO

Hot Classics

17:30 19:00

AO VIVO

Hot Classics

17:30 19:00