Programação de São Pedro encerra com homenagens de feirantes
Publicado em 01/07/2024
No último sábado (29), aconteceu a tradicional homenagem a São Pedro, na feira da Pedreira, com missa, procissão, música e comida. O santo é considerado o padroeiro dos pescadores e também dos feirantes e mercadores.
A homenagem a São Pedro já acontece há mais de 70 anos e, este ano, começou com uma missa, na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, localizada na avenida Pedro Miranda, às 7h30. Após a missa, os fiéis caminharam por dentro do mercado, acompanhando a imagem do santo.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Bragança tem história, religiosidade, praia e folia. Veja!Igreja Católica celebra Nossa Senhora do Perpétuo SocorroPadre que morou no Pará pode ser beatificado
A imagem de São Pedro fica exposta, ao longo do dia, sobre o barco decorado com flores pelos organizadores da festa, recebendo orações e homenagens dos católicos que passavam pelo local. Depois, a imagem retorna ao local onde fica exposta, o resto do ano, na entrada da feira.
Adjair Santos, proprietário de um açougue na feira, conta que já participa dessa tradição há mais de 40 anos. “Todos os anos prestamos nossas homenagens a São Pedro. Já faz dois anos que a nossa homenagem não acontece no mercado. Mas temos fé que logo o mercado será entregue e nossa festa ficará ainda mais bonita”, disse.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
DEVOÇÃO
Rosângela Rosa, tem um box de comida na feira, ela diz que tem uma devoção muito grande pelo Santo. “Eu tenho uma devoção a São Pedro desde criança, quando meu pai que era feirante também me trazia com ele. Faz dois anos que eu peguei o box para cuidar, sigo firme no meu propósito. Por conta disso, eu faço questão de participar e prestar minha homenagem”, conta.
Já o William Freitas, que trabalha no setor de carnes da feira, conta que a homenagem é uma grande mobilização dos feirantes. “Todo ano tem a missa e a festa. É uma grande mobilização dos feirantes da Pedreira na organização da homenagem. É uma forma de agradecer e pedir proteção aos trabalhadores e pessoas que fazem a feira acontecer dia após dia. Temos esperança em dias melhores para todos nós”, falou.