Que tal aproveitar as férias para conhecer melhor Belém?
Publicado em 27/06/2024
Para quem não vai viajar nestas férias, Belém continua sendo uma opção para ter diversão, descanso e aprendizado. A cidade, rica em história e cultura, oferece variedade de lazer, muitas delas gratuitas. Este período é ideal para relaxar e aproveitar a cidade sem pesar no bolso, com atrações que vão desde a contemplação de paisagens, até visitas a museus e parques.
Uma delas é o Forte do Presépio, localizado no complexo Feliz Lusitânia. Construído em 1616, o forte é um marco na fundação da cidade e oferece uma vista deslumbrante do Rio Guamá. Além de sua importância histórica, o local abriga exposições que retratam a cultura e a história paraense, permitindo uma viagem no tempo.
NOTÍCIAS RELACINADAS:
Outeiro: comerciantes se preparam para fluxo de veranistasVeja preços de passagens para as fériasDeixe seu carro pronto para as suas férias!
O autônomo João Paulo Queiroz, 18 anos, ao visitar o complexo mencionou que, apesar de seu trabalho intenso, espera tirar folga do trabalho para explorar mais a cidade. João Paulo planeja revisitar lugares como o Forte do Presépio e a Estação das Docas. Ele também expressou interesse em conhecer outros lugares. “Espero tirar folga e visitar Belém. Quero conhecer mais sobre nossa cultura; nunca tive a oportunidade de visitar o Bosque Rodrigues Alves, que é um lugar que me interessa bastante pelos animais e pela história”, conta.
A empreendedora Adrielle Carmo, 20, que também visitou o Forte do Presépio, destacou a vista como o principal atrativo tanto do Forte quanto de lugares como o complexo Turístico Ver-o-Rio. Adrielle mencionou que gosta de visitar esses lugares com sua família para contemplar a paisagem e desfrutar do ambiente. “Frequento bastante esses lugares, assim como o Porto Futuro. Nas férias, pretendo levar minha família para passeios em outros pontos culturais que são ótimos para crianças”, diz.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Visitando a sala Valdir Sarubbi, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, a recepcionista Letícia Araújo, 21, expressou seu encantamento ao conhecer pela primeira vez as obras expostas no espaço. “Moro há 21 anos aqui e nunca tinha visitado. Estou encantada com a beleza deste lugar. É um passeio que recomendo a todos”, afirmou.
MUSEUS
O ‘Domingo da Gratuidade’ também é um programa para anotar e não perder nessas férias. O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), oferece a entrada gratuita em todo o Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) no primeiro domingo de cada mês. Esta ação, vigente desde fevereiro de 2020 pela Portaria nº 51, visa ampliar o acesso aos espaços museais.
Os museus participantes incluem o Museu de Arte Sacra, Museu do Forte do Presépio, Casa das Onze Janelas, Museu do Círio, Museu do Estado do Pará, Museu de Gemas, Museu da Imagem e do Som, Memorial Amazônico da Navegação e Parque Cemitério Soledade.
Locais para visitar
Horários
Entre os locais mais atrativos, destacam-se também o Bosque Rodrigues Alves, Museu Emílio Goeldi, Parque Estadual do Utinga, entre outros. Para aqueles que desejam aproveitar as férias em Belém, seguem algumas sugestões de locais e seus respectivos horários de funcionamento:Complexo Turístico do Ver-o-Rio – localizado na avenida Marechal Hermes, 1374 – Umarizal | acesso livre;Praça Batista Campos – Tv. Padre Eutíquio, S/N – Batista Campos | acesso livre;Praça do Horto Municipal – Rua dos Mundurucus, S/N – Batista Campos | de terça-feira a domingo, de 8h às 18h;Praça da República – Avenida Presidente Vargas, 814 – Campina | acesso livre;Ver-o-Peso – Boulevard Castilhos França – Campina | espaço aberto ao público diariamente;Orla de Icoaraci – R. Siqueira Mendes, S/N | acesso livre; ainda na Orla, a Feira de artesanato no Paracuri | funciona todos os dias, de 8h às 19h (Feira);Praia de Outeiro – Ilha de Caratateua, conhecida popularmente como Ilha de Outeiro ou apenas Outeiro. Uma das praias: Praia Grande – av. Beira Mar, S/N;Estação das Docas – av. Marechal Hermes, S/N – Campina | aberto ao público de domingo à quinta-feira, das 10h às 00h, e sexta-feira e sábado, de 10h às 01;Parque Urbano Belém Porto Futuro – R. Belém, S/N – Reduto | todos os dias, de 06h às 22h;Bosque Rodrigues Alves – av. Alm. Barroso, 2305 – Marco | aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 14;Museu Emílio Goeldi – av. Gov Magalhães Barata, 376 – São Brás | aberto de quarta-feira à domingo, das 9h às 15;Portal da Amazônia – R. Portal da Amazônia, S/N – Jurunas | acesso livre;Parque Estadual do Utinga – av. João Paulo II, S/N – Curió-Utinga | apenas terça-feira fechado; nos outros dias, aberto de 06h às 17h.