Ranking mundial bota Cairu como melhor sorvete do Brasil
Publicado em 22/07/2022
O Festival Mundial do Gelato, evento que é considerado uma Copa do Mundo do Sorvete, teve duas sorveterias brasileiras que se destacaram. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (14) em Roma, na Itália, e lá foram escolhidas os 50 melhores sorvetes do mundo. E tem sorveteria paraense que levou a melhor.
Segundo a lista divulgada pelo evento, a Sorveteria Cairu, de Belém do Pará, é a melhor colocada do Brasil, ficando em 32º lugar no ranking geral, com destaque para o sorveteiro “de ouro” do país de Armando José Laiun Filho.
A Cairujá foi vencedora como a melhor do Brasil por nove vezes, uma delas foi na edição anterior da mesma premiação, e outras oito na avaliação de diferentes competições.
Sorveteria Cairu, de Belém do Pará
A segunda colocada é a San Lorenzo Gelateria, em São Paulo, que levou o 37º lugar (empatada com a Dona Malina, de Florença, na Itália) pelo trabalho de Brenno Floriano.
1º: Gelateria I Giardini di Marzo, de Varazze, na Itália
Mestre Sorveteiro: Marco Venturino
Segundo a revista Forbes americana, o sorvete de Marco que conquistou o júri foi um “Bocca di Rosa”, com leite, chocolate branco e uma base artesanal de água de rosas.
2º: Fazekas Cukraszda, de Budapeste, na Hungria.
Mestre Sorveteiro: Ádám Fazekas
O húngaro impressionou com um sorvete de pistache.
3º: La Parona del Gelato, de Parona, na Itália
Mestre Sorveteiro: Giovanna Bonazzi.
A italiana é famosa por misturas rebuscadas e refrescantes como este sorvete de uva que leva salpicadas da própria fruta.
4º: Savannah’s Kitchen, de São Francisco, nos EUA
Mestre Sorveteiro: Savannah G. Lee.
Criativa, a americana homenageou sua terra natal com o seu sorvete de torta de maçã da gastronomia americana. A versão em sorvete era a base de sorvete de cheesecake, coberta por caramelo salgado e uma mistura de maçãs cozidas com camadas de mel e farofa de biscoito. Ainda há caldas de caramelo amanteigado e chocolate branco na receita.
5º: VeroLatte, de Vigevano, na Itália
Mestre Sorveteiro: Massimiliano Scotti
Mais um italiano entrou para a lista com os sorvetes de Massimiliano, muito prestigiados na região da Pavia, fecharam o quinto lugar. Na foto, o encontro de dois gigantes da sorveteria: os mixes de caramelo salgado, creme, nutella e pistache.