Receita de bares e restaurantes deve aumentar mais de 10%
Publicado em 04/03/2024
Algumas datas são muito aguardadas por segmentos da economia, uma vez que representam uma oportunidade de aumento no faturamento. Uma delas é o Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8. A expectativa do setor de bares e restaurantes é de que a data proporcione uma elevação de 10% a 15% na receita dos estabelecimentos, no estado do Pará.
Para Fernando Soares, assessor jurídico do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará (SHBRS-PA), apesar de haver esse acréscimo, a movimentação registrada pelo setor no Dia da Mulher não chega a ser tão expressiva em comparação com outras datas.
“Há um acréscimo sim, mas nada que se compare ao Dia das Mães ou Dia dos Namorados por ser uma data mais institucional do que popular. A gente sabe de associados que reportam um acréscimo de 10% a 15% com relação aos dias normais da semana. Mas não deixa de movimentar e qualquer acréscimo é bem-vindo”, pontua Soares.
Conteúdos relacionados:
Cheias de encomendas e de doces saborosos para a PáscoaLojas se especializam em produtos naturais e atraem clientes
Os restaurantes costumam notar um movimento diferenciado no dia das mulheres. É o que ocorre, por exemplo, no estabelecimento onde atua o maître Anderson Fernandes, 40. O espaço, localizado na capital paraense, já está preparando um cardápio especial para receber as mulheres.
“A gente está se preparando e planejando um cardápio específico, com sugestão nova, para atender essa demanda que é crescente a cada ano. Temos feito reuniões para isso. A gente está programando abrir um pouco mais cedo para dar mais tempo para o cliente vir e, também, passar mais tempo aqui com a gente”, declara.
A data deve garantir um aumento de 20% a 30% na movimentação de clientes, conforme ressaltou Anderson. “É uma data muito especial, na qual temos uma procura bem elevada, um crescimento de aproximadamente 20% a 30%. Há sim uma procura maior, uma jornada maior e uma redução no intervalo, porque é necessário para atender melhor a todos”, frisa.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Receita
– A expectativa do setor de bares e restaurantes é de que a data proporcione uma elevação de 10% a 15% na receita dos estabelecimentos, no estado do Pará.
Conheça rede de apoio voltada para as mulheres
Com a proximidade do Dia da Mulher, é importante lembrar que a população feminina conta com uma rede de apoio do Governo Federal chamada Ligue 180. Gerenciado pelo Ministério da Mulher, o conjunto de serviços oferece vários canais de atendimento. (Agência Gov)
REDE DE SERVIÇOS
Telefone Ligue 180
– Funciona gratuitamente 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. É possível fazer a ligação de qualquer lugar do Brasil. Somente no ano passado, o serviço recebeu o total de 568,6 mil chamadas, o que representa um aumento de 25,8% nos atendimentos, em comparação com 2022.
WhatsApp – Desde abril de 2023, o Ligue 180 também passou a ter um canal de atendimento exclusivo no WhatsApp pelo número (61) 9610 – 0180. Até dezembro de 2023, foram recebidas mais de 6,5 mil mensagens com pedidos de informações ou apresentação de denúncias.
Painel Ligue 180 – Pelo site gov.br/mulheres/ligue180 é possível encontrar mais de 2.500 mil pontos de atendimento às mulheres espalhados pelo Brasil. O Painel conta com informações sobre:
– Delegacias Especializadas e Núcleos ou Postos de Atendimento à Mulher em Delegacias Gerais.
– Núcleos da Mulher nas Defensorias Públicas; Promotorias Especializadas e Núcleos de Gênero nos Ministérios Públicos.
– Juizados e Varas Especializadas em Violência Doméstica e Familiar
contra a Mulher.
– Centros de Referência e de Atendimento à Mulher.
– Casas Abrigo.
– Casas de Acolhimento Provisório.
– Casas de Passagem.
– Serviços de Saúde a Pessoas em situação de violência sexual.
– Casa da Mulher Brasileira.
– Patrulhas Maria da Penha.