Reportagem do DIÁRIO no Enem é sobre importância das árvores

Publicado em 06/11/2024

Publicada em 2021 no jornal DIÁRIO DO PARÁ, uma matéria escrita pela repórter especial Cíntia Magno, foi referendada no primeiro dia de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, no último domingo (03). O texto “Estudiosos explicam o motivo de chover tanto em Belém” foi usado como referência no exame sobre questões climáticas.

Considerando a ocorrência frequente de chuvas na capital paraense àquela época, Cíntia Magno pontua que a concepção da pauta surgiu por sugestão do diretor de redação, Clayton Matos, a partir da observação de algo que fazia parte do cotidiano dos moradores da cidade.

“A partir daí, fui em busca de possíveis fontes que pudessem contribuir com a matéria. Como eu já tinha entrevistado a professora Vânia Neu [pesquisadora da UFRA] antes, imaginei que ela seria uma boa fonte e fiz contato com a Ascom, fomos alinhando a pauta assim”, relembra. A repórter ainda avalia que a matéria se destacou por buscar esclarecer o porquê das chuvas frequentes, independente da época do ano.

“A gente teve uma preocupação de explicar com o máximo de detalhes possível, a partir do que a ciência já conseguiu identificar, mas também abordando na matéria situações que são observadas por todos os belenenses todos os dias, a forma como o cenário da cidade vai se modificando quando tem chuva chegando”, explica.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

RELEVÂNCIA

Considerando o período em que a matéria foi publicada e o fato de que a chuva sempre foi muito característica de Belém, Cíntia Magno pondera que chama a atenção observar o quanto esse cenário mudou em tão pouco tempo.

Vania Neu, pesquisadora doutora em Ecologia e professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) – entrevistada pela repórter à época – comentou sobre a redução de chuvas na região Amazônica nos últimos anos.

A pesquisadora ressalta a importância das árvores para a formação de chuvas e como o desmatamento é um dos fatores que implicam no atual cenário. Além disso, a média da temperatura global aumentou rápido nos últimos anos e também pode estar influenciando no processo de chuvas na região. “Essa seca extrema está acontecendo em toda a Amazônia. E quando falamos em seca na Amazônia, é muito importante destacar que aqui, comunidades ribeirinhas ficam isoladas, os professores não conseguem chegar às escolas, os médicos não chegam às comunidades. Então é muito grave”, pontua.

Vania Neu pondera que a relevância do tema ser usado para a formulação de uma das questões objetivas do Enem 2024, consiste em fazer os jovens refletirem sobre a relação da formação das chuvas com o desmatamento e mostrar a importância da Amazônia como produtora de chuva.

“Fiquei muito feliz e foi muito importante o trecho que se destacou na prova, né? Mostrando que uma única árvore é capaz de produzir água para até oito pessoas. É um serviço ecossistêmico que uma árvore presta, então imagina a floresta toda?”, completa.


Leitor opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Hot Classics

Underground radio

Faixa actual

Título

Artista

AO VIVO

Diário Musical

08:00 12:00

AO VIVO

Diário Musical

08:00 12:00