Reunião da SBPC inicia no Pará: Progresso da Ciência em Foco
Publicado em 07/07/2024
Acontece neste domingo (7), em Belém, a abertura da 76ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento científico da América Latina. A cerimônia de abertura será no Theatro da Paz. Cerca de 35 mil pessoas são esperadas para participar das atividades que se realizam até o dia 13 de julho na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Com o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, a SBPC leva à capital paraense um evento gratuito e aberto ao público, com uma programação fascinante, com mais de 286 atividades, e a participação de pesquisadores renomados e representantes da sociedade e do Governo Federal.
Durante a coletiva de apresentação, estavam presentes o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, e a secretária-geral da SBPC e coordenadora geral do evento, Cláudia Linhares Sales, que destacaram as novidades para essa edição.
Conteúdos relacionados:
“Operação verão” se espalha por 90 localidades do ParáArte para dar de presente e lembrar da nossa culturaEstudantes da UFPA estudam produção de biodiesel
Segundo Renato Janine Ribeiro, o evento vai discutir o papel da ciência na busca de soluções para os problemas ambientais, levando em consideração todo o conhecimento e cultura dos povos da floresta. Ribeiro destacou que o encontro coloca a Amazônia no centro das discussões com o peso que merece. “O tema central foi pensado independentemente da COP30, mas é muito bom que se dê no ano anterior a ela. Queremos trazer para o debate a importância da Amazônia para o Brasil, para a ciência e para o nosso povo. A floresta é mais do que um espaço para destruição, ela é um espaço para estudo, um espaço para manutenção”, explica.
“A floresta tem um papel importante no equilíbrio ecológico do mundo e ela tem um reservatório enorme de possibilidades para a ciência explorar com vistas a melhorar a saúde e bem-estar das populações mundiais. Então, foi nesse sentido que a SPPC pensou em fazer reunião anual em Belém, também pelo fato de fazer constantemente rodízio entre as regiões do Brasil. Nós entendemos que era bom estar presente na região Norte”, acrescenta.
Para esta edição, representantes de cinco pastas ministeriais realizarão conferências no evento, que são Luciana Santos (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), Nísia Trindade (Ministério da Saúde), Marina Silva (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima), Simone Tebet (Ministério do Planejamento e Orçamento) e Camilo Santana
(Ministério da Educação).
Os minicursos presenciais também estão de volta nesta edição. Serão oferecidos 46 deles no campus Guamá da UFPA e 32 web minicursos online, totalizando 78 cursos em diversas áreas do conhecimento.
A Sessão de Pôsteres apresentará 391 trabalhos de pesquisa científica e tecnológica, experiências de ensino-aprendizagem e relatos de caso, sendo 209 deles apresentados presencialmente.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
O reitor da UFPA e presidente da comissão executiva local da reunião, Emmanuel Zagury Tourinho, ressalta a importância de um evento desse porte para a região Norte. “Esta é uma reunião que traz todas as grandes lideranças da ciência brasileira para discutir assuntos que estão na ordem do dia da nossa sociedade, em particular muitos temas que são de interesse para a população da Amazônia. Então, nós teremos aqui uma programação científica muito rica que vai debater temas como o desenvolvimento sustentável, o aproveitamento dos nossos recursos naturais e o futuro das populações tradicionais da Amazônia”, pontuou.
EDUCAÇÃO
Programação envolve Ensino Fundamental e Médio
ATIVIDADES PARALELAS
Paralelamente à programação científica, a 76ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), terá outras atividades dirigidas a alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com exposições científicas, demonstrações científicas planetárias e palestras.
“Além disso, teremos uma programação cultural com música, teatro, dança, filmes e exposições. Que também é de muito conhecimento sobre a nossa diversidade voltada a esse reconhecimento e valorização da nossa diversidade étnico-racial e cultural. Como vocês estão vendo, são muitas atividades para as pessoas com interesses variados e com níveis de formação variados”, conclui o reitor da UFPA e presidente da comissão executiva local da reunião, Emmanuel Zagury Tourinho.
Entre os destaques da programação está o Espaço “Infâncias Mairi na SBPC”, que oferecerá oficinas de iniciação científica para crianças menores de cinco anos. A programação inclui atividades como a “Usina de pigmentos naturais” e a “Química das bolhas de sabão”. A abertura deste espaço contará com a participação especial de 250 crianças das regiões ribeirinhas, transportadas em um cortejo de barcos escolares, que chegarão no recém-reformado píer da UFPA.
Outra novidade é que os participantes poderão explorar a cultura alimentar paraense no “Paneiro: Espaço da Cultura Alimentar”, onde haverá degustações de pratos típicos e aulas show de culinária. O evento ainda contará com a “Feira da Economia Solidária e Diversidade”, que reunirá mais de 40 expositores, promovendo produtos naturais e artesanatos de todo o País.
A temática Afro e Indígena será amplamente abordada em espaços como a Maloca da Beira do Rio e a Tenda Afro e Indígena, com rodas de conversa, oficinas e exposições culturais. Esses locais servirão como vitrines para expressar as identidades e lutas desses grupos, promovendo o encontro de saberes e fazeres.
MOSTRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Entre as atrações mais aguardadas, está a ExpoT&C (mostra de ciência, tecnologia e inovação), que trará mais de 45 expositores de universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e setor empresarial, apresentando novas tecnologias e inovações desenvolvidas aqui no Brasil.
Para encerrar o evento, será realizado no dia 13 de julho o Dia da Família na Ciência nas tendas da SBPC Jovem e da ExpoT&C. Sendo um sábado para que crianças, jovens, adultos e idosos possam participar de diversas experiências científicas, todas cuidadosamente planejadas para despertar a curiosidade e o interesse pelo conhecimento.