Saúde do Coração: Dicas para festas de final de ano

Publicado em 07/12/2023

Com a chegada do final de ano, surge também uma temporada repleta de confraternizações, seja em família, com colegas de trabalho ou com amigos, e isso significa mesas fartas de comidas deliciosas, além das bebidas. Entretanto, enquanto todos se preparam para desfrutar de tudo isso, é preciso se atentar à saúde do coração.

Existem medidas simples que podem ser adotadas para garantir que o coração continue saudável durante as comemorações. Por isso, a conscientização sobre práticas saudáveis e a implementação de hábitos benéficos se tornam ainda mais cruciais para prevenir complicações.

Buscando trazer informações para que as pessoas possam ter um final de ano tranquilo, o DOL conversou com a dra. Valéria Santos, de 38 anos, formada em medicina pela Universidade do Estado do Pará, com especialização em clínica médica, cardiologia e que atua em hemodinâmica e cardiologia intervencionista.

Conteúdo Relacionado:

“Natal na Estação” terá programação especial e gratuitaVeja os números mais sorteados na história da Mega da Virada

Ela trouxe dicas fundamentais para que a saúde do coração seja preservada durante as festas, já que elas, geralmente, vêm acompanhadas de excessos alimentares, consumo de álcool e as vezes até um estresse maior por conta dos preparativos.

Para mais notícias, entre em nosso canal do WhatsApp

 
  

Confira as dicas:

Quais são os principais cuidados que os pacientes com problemas cardíacos devem ter durante as festas de final de ano para preservar a saúde do coração?

“Para tentar amenizar as situações de risco cardiovascular aumentado, com certeza, ter feito avaliação cardiológica prévia ou validada há menos de um ano faz a diferença. Além de manter a alimentação e a ingestão de álcool como nos períodos normais, ou seja, sem excesso. Evitar lugares com extremos de temperatura, nem muito quentes ou muito frios e, principalmente, não deixar de tomar nenhum dia as medicações habituais, mesmo em caso de uso de álcool”.

Quais recomendações específicas você daria em relação à dieta durante as festividades, considerando os alimentos comumente consumidos nessa época e sua influência na saúde cardiovascular?

“Primeiramente, e mais importante: não se prive de comer seus pratos favoritos de final de ano. Coma, se divirta, confraternize e aproveite cada segundo desses momentos importantes em família e com os amigos. Mas lembre-se o equilíbrio é fundamental. Como no transcorrer do ano inteiro, evite o excesso de sal e gorduras. Prefira entradas assadas ou com frutas e legumes, como aquela salada bem colorida. Lembre-se, por exemplo, dos benefícios, da lentilha — que traz sorte inclusive na saúde! Com relação às sobremesas, prefira as com frutas naturais. Ainda mais no nosso estado, onde somos tão ricos. E, atenção: mantenha-se hidratado! Muitas vezes a sede pode trazer uma falsa impressão de fome. Comer “um pouquinho de cada coisa” é o segredo”.

O consumo de álcool pode afetar a saúde do coração. Quais são as orientações para um consumo moderado e quais os efeitos do álcool no sistema cardiovascular?

“Todos os tipos de bebidas alcoólicas, independente do teor alcoólico e do processo de produção, quando ingeridas em grande quantidade podem sobrecarregar o organismo. O álcool é uma substância psicoativa e nociva que pode causar danos significativos ao corpo humano. Seu consumo é um importante fator de risco evitável para doenças crônicas não transmissíveis, incluindo doenças cardiovasculares, doenças digestivas e lesões intencionais e não intencionais, e para várias doenças infecciosas”.  

 

 

“Estudos mostraram que mesmo pequenas quantidades de álcool podem aumentar o risco de doença cardiovascular de uma pessoa, incluindo doença coronariana, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, doença cardíaca hipertensiva, cardiomiopatia, fibrilação atrial e aneurisma. Até o momento, nenhuma correlação confiável foi encontrada entre o consumo moderado de álcool e um menor risco de doença cardiovascular”.

Como equilibrar a participação nas festas com uma rotina de exercícios adequada para manter a saúde do coração?

“Neste quesito, eu recomendo o que eu sempre faço: priorize-se. Coloque sua saúde em primeiro lugar na sua agenda! A melhor dica para aproveitar as delícias de fim de ano sem interferir brutalmente nas atividades físicas e performances vale também para todos os compromissos em geral: tenha uma agenda onde você possa marcar suas obrigações e compromisso consigo mesmo. Reserve um tempo para você. Faça suas atividades, medite e depois permita-se sair um pouquinho da rotina”.

Quais estratégias você recomenda para lidar com o estresse e a ansiedade durante as festas, sabendo que esses fatores podem impactar diretamente a saúde cardiovascular?

“Realmente, esta é uma grande questão. Mas, inicialmente, tente entender a situação.

A ansiedade é uma sensação normal e nem sempre ruim. Ela faz parte do instinto de proteção, pois dispara para deixar o cérebro mais ligado em situações de perigo ou estresse, tomando consciência do aumento das pressões externas, fica mais fácil entender que essa fase é passageira e, dessa forma, manter a calma. Dedique alguns minutos a pensar sobre as conquistas, os planos que deram certo e as surpresas boas do ano que passou. Foque no presente. Mantenha boa alimentação e a prática de atividade física. Viva o hoje”.

Há algum conselho específico para pacientes que estão sob tratamento ou acompanhamento cardiológico durante esse período de festas?

“Sim. Independentemente do que possa vir a acontecer: esqueça de tomar banho, mas não esqueça de seus remédios! A despeito do que for praticar, seja uma viagem, uma festa ou qualquer outra atividade que fuja da rotina, mantenha sua medicação em dia. Fale com o seu médico antes das festas para que sua receita seja a mais atual possível”.

Quais são os sinais de alerta que indicam a necessidade de buscar atendimento médico imediato durante as festas, especialmente para aqueles com histórico de problemas cardíacos?

“Especificamente em relação às doenças cardiológicas, a mais temida, indubitavelmente é o infarto agudo do miocárdio. Portanto, de maneira clássica, chama atenção a dor ou desconforto no centro do peito, podendo irradiar ou não para os braços, em especial o braço esquerdo, costas e região inferior do rosto (região mandibular). No entanto, grupos especiais como idosos, mulheres e diabéticos, podem dar sinais atípicos como: enjoo, sensação de plenitude gástrica (empachamento), desmaio, tonturas, palpitações e falta de ar. Nestas situações, sem dúvidas, procurar atendimento imediato”.

Além dos aspectos alimentares e de exercício, quais outros aspectos da saúde geral devem ser considerados para manter um coração saudável durante as celebrações de fim de ano?

“Em resumo, estar com o “check up” em dia, manter o uso de medicações contínuas, repousar adequadamente, manter-se hidratado, evitar extremos de calor, não fumar (nem “aquele da modinha”)  seriam outros aspectos importantes para a manutenção da saúde cardiovascular”.

Qual é a importância do descanso e de uma boa qualidade de sono na saúde do coração e como as pessoas podem garantir esse descanso durante as festas de final de ano?

“Ficar sem repousar adequadamente pode causar, sim, alguns problemas na saúde cardiovascular, como o aumento da pressão arterial, isquemia e arritmias cardíacas. O coração pode ficar mais rápido e irregular, já que a falta de sono deixa a pessoa com uma carga de adrenalina aumentada por mais tempo, que é a principal causa desses problemas”.

Que conselhos gerais você daria para que as pessoas possam desfrutar das festas sem comprometer a saúde do coração?

“Como eu sempre digo aos meus pacientes: viva agora, mas lembre-se que em tudo há consequências. Portanto, o segredo é a moderação. Tenha moderação e viva mais e melhor!”.

 

 


Leitor opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Hot Classics

Underground radio

Faixa actual

Título

Artista

AO VIVO

Hot Classics

17:30 19:00

AO VIVO

Hot Classics

17:30 19:00