Take-Two não liga para críticas sobre a violência em GTA VI
Publicado Diário FMem 12/02/2025
A violência sempre foi um elemento central da série Grand Theft Auto (GTA), marcada por crimes, tiroteios e um universo caótico que critica e parodia a sociedade moderna.
Desde sua primeira edição, a franquia foi marcada pela abordagem explícita e, muitas vezes, controversa de temas como crimes, tiroteios e ações de alta intensidade.
Conteúdo Relacionado:
- State of Play acontece nesta quarta (12); veja onde assistir
- Take-Two diz que GTA 6 aumentará vendas de PS5 e Xbox Series
- “Estamos todos com medo”, diz CEO da Take-Two sobre GTA VI
- GTA VI: data de lançamento vazada e preço salgado no Brasil?
- Steven Ogg quer Trevor em GTA VI, mas de um jeito inesperado
- GTA VI visa arrecadação bilionária já no ano de lançamento
No entanto, mais do que mera violência gratuita, GTA utiliza esses elementos para criticar e parodiar aspectos da sociedade moderna, como corrupção, desigualdade social e a glamourização da cultura do crime.
Porém, atualmente, em uma sociedade cada vez mais marcada pelas controvérsias, em que um lado chama de “mimimi”, onde muitos enxergam ofensas em qualquer coisa, o impacto da franquia se tornou ainda mais polarizador.
O que antes era visto como sátira ou entretenimento, agora frequentemente é alvo de debates sobre limites éticos, exposição de temas violentos e responsabilidade social nos games.
Apesar disso, GTA continua explorando os limites da moralidade e provocando reflexões sobre a hipocrisia da sociedade, enquanto mantém a essência ousada em um mundo que, ironicamente, tenta suavizar as arestas da liberdade criativa.
E, para a sorte dos fãs da franquia, a Take-Two não pretende se curvar às “críticas” em GTA VI, como destacou Strauss Zelnick, CEO da Take-Two Interactive, empresa-mãe Rockstar Games.
“Para ficar claro, entretenimento não gera comportamentos, ele reflete comportamentos. Entretenimento dá a chance para pessoas soltarem seus sentimentos, entretenimento conta histórias. A noção de que o entretenimento cria algum tipo de comportamento já foi testada e provada não ser verdade várias e várias vezes”, destacou em entrevista à CNBC.
Zelnick ainda falou sobre as televisões e filmes que mostram constantemente violência e nunca são criticados, igual acontece no universo dos videogames, que sempre pontuam a classificação indicativa, é bom lembrar.
“Quando você assiste à televisão ou filmes de qualquer época, eles são bem realistas, então eu não estou preocupado com jogos fotorrealistas”, finalizou.
GTA VI
O jogo chegará no outono norte-americano (setembro a dezembro no Brasil) e terá a dupla de protagonistas Lucia e Jason. A trama se passa no estado de Leonida, baseado no estado da Flórida, na cidade de Vice City.
A previsão é que GTA VI arrecade US$ 3,2 bilhões apenas no primeiro ano de lançamento, sendo que US$ 1 bilhão seria apenas na pré-venda, segundo analistas da DFC Intelligence(via Financial Times).
O game chega para PlayStation 5 e Xbox Series. Ainda não há janela de lançamento para o PC.