#TBT: Atriz paraense fez novela virar caso de Justiça
Publicado em 14/09/2023
No começo dos anos 2000 as discussões sobre homofobia, racismo e outras discriminações ainda aconteciam com tanta frequência como nos dias de hoje. Porém, uma novela de 2005 da Rede Globo acabou virando caso de justiça após denúncias de ativistas dos direitos humanos.
Em “A Lua Me Disse”, de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa, uma personagem indígena interpretada pela atriz paraense Bumba era diariamente maltratada pelas personagens de Arlete Salles, Bia Nunes e Stella Miranda. Ela era empregada na casa de Ademilde e chamada apenas de “Índia”. A novela estreou recentemente no catálogo do Globoplay.
+ Globo corta cena racista em novela e web reage; assista!
+ Globo corta beijo gay em “Vai na Fé” pela segunda vez
Pela constante humilhação e o texto cheio de termos que reforçavam estereótipos, a Globo foi denunciada à Justiça, o que gerou inúmeros problemas para a emissora. Em julho de 2005, o antropólogo Aloir Pacini, da Universidade Federal de Mato Grosso denunciou ao jornal Folha de São Paulo o caso da personagem.
“Ela é tratada de forma exótica, como se fosse um bicho. Ela é muito maltratada. E isso acaba sendo multiplicado, pois a TV tem uma grande capacidade de difundir imagens sintéticas nas mentes das pessoas. Esse não é o papel da televisão”, disse.
Ainda em julho de 2005, o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro recomendou à Globo que não fossem mais exibidas cenas em que a personagem “Índia” aparecesse em situações constrangedoras ou degradantes.
Um dos registros mais recentes da atriz foi a entrevista ao canal do jornalista Valdo Souza, no Youtube. Confira: