Tiffany Boo ressignifica o vocabulário paraense em EP

Publicado em 06/01/2025

Quem nunca ouviu uma avó avaliar o estado de alguém como “requenguela”? A drag queen e cantora, Tiffany Boo, do Conjunto Maguari, em Belém, traz um novo significado à expressão que no vocabulário popular é usado para denominar algo como desleixado ou feio.

No mais novo trabalho da artista, o EP Requenguela que estreia dia 9 de janeiro, Tiffany ressignifica o termo em uma poderosa declaração de resistência e orgulho, mostrando que, mesmo dentro de um contexto marginalizado, a arte pode se elevar e conquistar seu espaço no mercado nacional.

LEIA TAMBÉM:

Requenguela traz frescor e inovação ao Tecnobrega

Com influências de Carimbó, música eletrônica e Ragga, Tiffany Boo exalta a cultura do tecnobrega de forma vibrante e autêntica, além de compartilhar um pedacinho de sua identidade e vivências culturais através de uma batida única e cheia de personalidade. Seu trabalho fortalece a presença e a visibilidade de pessoas LGBTQIAPN+ em um gênero musical tradicionalmente dominado por um público majoritariamente hetero, quebrando barreiras e desafiando estigmas.

“Na periferia, nas aparelhagens, em todos os lugares existem pessoas lgbts que crescem consumindo e também trabalhando direta ou indiretamente com o tecnobrega, mas não temos muitas referências de cantoras e cantores lgbts. Eu me lancei na música pra ocupar esse espaço, mostrar que é possível. Quero que as manas os manos e as monas vibrem quando tocar minha música num rock doido e sintam orgulho de ver nossa comunidade no topo” declara, Tiffany Boo.

A produção musical conta com a colaboração de importantes nomes da cena paraense, como os produtores Tony Link, Rodrigo Camarão, Jr Santorini, além das participações especiais do cantor santareno Rawi e o guitarrista Bizet. O trabalho é resultado de um prêmio recebido pela Secretaria de Cultura do Estado do Pará, por meio do Edital de MÚSICA – Lei Paulo Gustavo. Uma conquista que simboliza o reconhecimento da arte de Tiffany Boo no cenário cultural. 

Música e Cultura Amazônica: Entre o Tecnobrega e o Imaginário da Amazônia

Com influências de carimbó, musica eletrônica e ritmos latinos, “Requenguela” também incorpora o imaginário da Amazônia, falando sobre encantarias, seres míticos como o boto e sereias, além de homenagear os pioneiros do tecnobrega, como a Gangue do Elétro, Toni Brasil e Gaby Amarantos. O EP revela, assim, não apenas uma sonoridade inovadora, mas também uma forte conexão com as raízes culturais da região.

Sobre o EP “Requenguela”

O EP Requenguela apresenta três faixas intituladas “Faz o T” “Encanto” e “Requenguela” que transitam por diversas sonoridades, incorporando elementos do tecnobrega, carimbó, pop latino e EDM, criando uma experiência sonora única que transcende as fronteiras da música local. A fusão desses estilos resulta em uma sonoridade inovadora, perfeita para quem busca novas experiências no universo da música eletrônica, mas também valoriza as tradicionais “marcantes”.

Serviço


Leitor opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Hot Classics

Underground radio

Faixa actual

Título

Artista

AO VIVO

Diário Musical

13:00 17:00

AO VIVO

Diário Musical

13:00 17:00