Uepa abre inscrições para Programas de Residências em Saúde
Publicado em 25/10/2024
Os programas de residência multiprofissional são fundamentais na formação de profissionais de saúde, pois promovem a integração entre diferentes áreas do conhecimento e práticas. Além disso, a residência multiprofissional promove um cuidado mais eficiente e humanizado.
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) abriu nesta sexta-feira (25) o programa de Residência Multiprofissional em saúde voltado para diversos profissionais, entre enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões dentistas, farmacêuticos, biomédicos, educadores físicos (Bacharel) e fonoaudiólogos. Já os Programas de Residência em Área Profissional em Saúde são destinados a enfermeiros e cirurgiões dentistas.
O edital oferta vagas para Belém, Ananindeua, Santarém, Bragança e Tucuruí. E, especificamente, para a Área Profissional em Saúde, há vagas somente para Belém. As inscrições para o processo seletivo são online por meio deste link.
As Residências Multiprofissionais em Saúde oferecerão 166 vagas, distribuídas por categoria profissional e áreas de concentração, sendo 93 para Belém, 33 para Santarém, 10 para Ananindeua (Saúde da Mulher e da Criança), 10 para Bragança (Estratégia Saúde da Família) e 20 para Tucuruí (Atenção à Saúde Mental e Saúde da Família com Ênfase em Redes de Atenção à Saúde). Os Programas de Residências Uniprofissionais em área de concentração: Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, Enfermagem Oncológica, Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva e Enfermagem em Clínica Cirúrgica Oncológica, irão oferecer 11 vagas, para Belém.
As Residências, para início no ano de 2025, são disponibilizadas pelo CCBS em parceria com Hospitais Associados como a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência; Hospital Ophir Loyola, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará; Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna, em Santarém, Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua e Secretaria Municipal de Saúde de Bragança, no município de Bragança.
Os residentes receberão bolsa dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional em Saúde, por meio do Ministério da Saúde (MS), fixada no valor de R$ 4.106,09.
Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
A Uepa observa que, para participar do processo seletivo, os candidatos devem conhecer todas as regras do edital e ter curso de graduação em Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) ou diploma revalidado por universidade pública e brasileira, de acordo com legislação vigente e demais normas estabelecidas pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) e Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU).
Carga horária e inscrições
As Residências Multiprofissionais e em Área Profissional constituem-se em ensino de pós-graduação Lato Sensu, com carga horária de 60 horas semanais. O candidato terá que fazer o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 300, até o dia 14 de novembro.
A solicitação de isenção do pagamento da taxa para Pessoas com Deficiência (PcD) e pessoas com hipossuficiência econômica que estejam inscritas no Cadastro Único, pode ser feita até 31 de outubro.
A seleção será composta de duas etapas, sendo a primeira etapa a prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório. A prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório será realizada no dia 15 de dezembro nos municípios de Belém, Santarém e Tucuruí.
Aos candidatos aptos à 2ª etapa do processo seletivo, será feita a análise do Currículo Lattes. O resultado final será divulgado em 19 de fevereiro de 2025 e as aulas estão previstas para iniciar no mês de março de 2025. Outras informações no edital no site da Uepa.
Serviço:
Período de inscrições: 25/10 a 13/11/2024Período para pagamento da taxa de inscrição: 25/10 a 14/11/2024Período de solicitação de isenção para pessoas com hipossuficiência econômica e Pessoas com Deficiência (PcD) : 25/10 a 31/10/2024.