Uepa já tem data para liberar listão após notas do Enem. Veja aqui!
Publicado Diário FMem 14/01/2025
Com a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, ontem, 13, cresce a expectativa dos candidatos no Pará pela divulgação dos listões dos aprovados na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Universidade do Estado do Pará (Uepa). Ambas as instituições utilizam as notas do Enem como critério de seleção para ingresso.
O DIÁRIO entrou em contato com as assessorias de comunicação das duas universidades para obter informações sobre as datas de divulgação dos resultados. A Uepa informou que estabelecerá um cronograma de divulgação após a liberação oficial das notas pelo Ministério da Educação (MEC), o que deve ocorrer em até dois dias. Após o recebimento dos resultados, a Uepa compromete-se a liberar o listão dentro de um prazo de até dez dias.
A Uepa oferece 3.708 vagas distribuídas por 95 cursos em cinco campi em Belém e em mais 18 municípios paraenses. Além disso, há uma vaga reservada para Pessoas com Deficiência (PcD) em cada curso. A novidade para o Prosel 2025 é a oferta de 40 vagas para o curso de Engenharia Civil, no campus XXI, localizado na região do Caeté. Para participar do Prosel 2025, os candidatos devem ter realizado as provas do Enem.
Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp
Já a UFPA disponibiliza 7.468 vagas em cursos presenciais de graduação, com uma vaga adicional reservada para pessoas com deficiência em cada curso. A universidade utiliza a nota do Enem como critério de seleção para as vagas oferecidas.
A Universidade Federal do Pará informou que aguarda a liberação total das notas do Exame Nacional do Ensino Médio 2024 para dar início ao processamento dos dados para o resultado do Processo Seletivo 2025.
RESULTADO
A UFPA ratifica seu compromisso em garantir um processo ágil, eficiente e transparente para todas e todos, mas esclarece que a divulgação das notas individuais para as (os) candidatas (os) não ocorre simultaneamente ao envio para as instituições de ensino. Sendo assim, a Universidade informa que tão logo tenha acesso a todos os dados das (os) candidatas (os) inscritas (os) no PS2025, o resultado começará a ser processado, respeitando todas as etapas e prazos previstos no edital.
A partir do momento que a totalidade dos dados for disponibilizada à UFPA, a Universidade cumprirá as seguintes etapas até a divulgação do listão final, que consiste na relação oficial dos candidatos aprovados: divulgação preliminar das inscrições homologadas; prazo para interposição de recursos contra a homologação das inscrições; análise e resultado dos recursos apresentados; homologação definitiva das inscrições; processamento dos dados para a elaboração do listão de aprovados. O prazo para cada uma das etapas consta no edital do PS 2025 disponível no site do CEPS/UFPA.
O que Fazer com a Nota do Enem?
Os participantes do Enem podem usar os resultados para diversas oportunidades de acesso ao ensino superior. A partir desta terça-feira, 14, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abrirá consulta às vagas oferecidas pelas universidades públicas, com inscrições a partir de 17 de janeiro. Além disso, os candidatos podem buscar bolsas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes de escolas públicas têm direito a concorrer às vagas ofertadas pela Lei de Cotas, que garante que pelo menos 50% das vagas de cada curso em instituições públicas sejam destinadas a esses alunos.
Desempenho do Enem 2024
Mais de 33% dos participantes (1.080.096) atingiram a nota de corte do primeiro quintil (20%) dos cursos do Sisu em 2023. Com 569,62 pontos, esses estudantes terão acesso a 842 cursos oferecidos pelas instituições participantes. Além disso, os resultados do Enem também podem ser utilizados para ingressar em universidades de Portugal que possuem convênios com o Inep.
Desempenho por Áreas do Conhecimento
As médias gerais de desempenho do Enem 2024 foram:
Matemática e suas Tecnologias: 529 pontos
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 528 pontos
Ciências Humanas e suas Tecnologias: 517 pontos
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 495 pontos
Para a redação, a média geral foi de 660 pontos, e 12 participantes de 10 estados conseguiram a nota máxima de 1000, o que demonstra o alto nível de escrita de alguns candidatos.
Consulta e Recuperação de Senha
Os participantes podem acessar o desempenho, incluindo a nota da redação e as pontuações nas áreas de conhecimento, por meio da Página do Participante. Caso o candidato tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la através do Portal de Acesso (acesso.gov.br). Basta inserir o CPF e seguir os passos para redefinir a senha.
Pará com notas altas, mas sem nota mil na redação
A edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio registrou um total de 12 participantes que atingiram a nota máxima de 1000 na redação, sendo um único candidato oriundo de escola pública, de Minas Gerais.
Nenhum participante do Pará conseguiu alcançar essa marca histórica, embora estados como Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e o Distrito Federal tenham registrado candidatos com nota mil.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), no Pará, 121 participantes obtiveram notas entre 980 e 1000, sendo 14 deles da rede pública de ensino. Entre os estudantes que atingiram notas entre 950 e 980, 1.761 participantes se destacaram, sendo 295 da rede pública.
Esses dados mostram que, embora a nota máxima não tenha sido alcançada no estado, o desempenho dos estudantes paraenses é promissor.
A média de redação no Enem 2024 foi de 660 pontos, o que representa um avanço de 15 pontos em relação à média de 645 pontos registrada na edição anterior. Essa evolução é um reflexo do empenho dos estudantes, e os resultados mostram um aumento considerável na qualidade da escrita e argumentação no exame.