Vamos a la playa? No Pará, opções não faltam! Confira

Publicado em 01/02/2025

O litoral do Estado do Pará é o segundo mais extenso do Brasil segundo o IBGE (2023): são 1.429,57 quilômetros de linha de costa, considerando apenas os municípios de frente para o Oceano Atlântico, incluindo o Arquipélago do Marajó. São 29 unidades de conservação ao longo do litoral, com objetivo de proteção ambiental e das populações tradicionais, incluindo recursos como manguezais.

Atualmente, viajar para conhecer praias paraenses se tornou objeto de desejo de muitos turistas que querem conhecer um pouco mais de regiões ricas em biodiversidade e desfrutar da tranquilidade, natureza e belezas locais. Esse é o tema da reportagem de hoje do projeto “Conheça o Pará por Dentro”.

Silvia Helena Ribeiro Cruz, professora da Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará (UFPA) afirma que no Estado há uma diversidade de praias, de água salgada, doce e lacustre. São aproximadamente 216 praias espalhadas desde o litoral do arquipélago do Marajó, seguindo até o município de Viseu, na costa paraense.

VEJA TAMBÉM

“Porém, temos as praias interiores, de rios com águas doces, que formam uma paisagem mais calma e bucólica, como a ilha de Mosqueiro e demais ilhas de Belém, indo para Santarém, região do rio Xingu, Rio Tocantins, Araguaia, tantos outros afluentes que formam um dos maiores conjuntos de recursos lacustres e de praias existentes no Brasil”, diz a professora, que também é Pesquisadora do CNPq na linha de Pesquisa Turismo, Sociedade e Ambientes.

Esse cenário exige a definição de políticas públicas, principalmente a implantação da Política Estadual de Gerenciamento Costeiro, com objetivo de ordenar e planejar o uso desses recursos tão diversificados e disponíveis. “O turismo sustentável apresenta a proposta de uso turístico dos recursos naturais e culturais com responsabilidade e respeito. Entretanto, as praias nesse vasto litoral paraense carecem de ordenamento urgente, posto que os recursos disponíveis e a potencialidade de cada uma têm atraído cada vez mais a visitação de turistas nacionais e internacionais, porém sem regras e normas que estabeleçam uma organização e uso racional desses recursos”, comenta.

Por serem públicas, as praias possibilitam o uso democrático, amplo, apesar de algumas tentativas de privatização, sempre rechaçadas pelas populações. Segundo Silvia Cruz as praias representam, ao mesmo tempo, “liberdade, relaxamento, descanso e bem-estar. “Ao usufruir as férias, geralmente, a primeira opção para sair da rotina são as praias, pois historicamente o balnear nas praias é momento de puro deleite para o lazer, o refazimento de energias e o cuidar para uma saúde física e mental em dia”.

A plataforma de viagens Tripadvisor, que fornece informações e avaliações sobre destinos turísticos no Brasil e no Mundo, listou as 10 melhores praias paraenses de acordo com favoritismo dos viajantes. O DIÁRIO faz um panorama das principais e mais frequentadas praias do Estado:

ALTER DO CHÃO

A número 1 segundo a plataforma é o conjunto de praias do município Santareno de Alter do Chão, considerado o “caribe brasileiro” e destino muito procurado entre os turistas que buscam por conhecer as maravilhas paraenses.

Muitas das praias só podem ser acessadas de barco ou lancha. As águas são mornas e as faixas de areia têm pontas estreitas formando uma paisagem única. Alter do Chão já esteve no topo da lista do jornal inglês “The Guardian” como uma das praias mais bonitas do Brasil.

Entre os meses de fevereiro e junho, época do “inverno amazônico”, as praias de Alter desaparecem, sendo a melhor época para conhecer o local no período de seca, que compreende os meses de agosto a dezembro.

A Ilha do Amor (5ª colocada no ranking da Tripadvisor) é a praia mais famosa e conhecida pelos turistas daqui e de fora e está localizada bem em frente à orla da Vila, gerando muita notoriedade e sucesso para a região. A Ilha do Amor é, na verdade, uma longa faixa de areias bem branquinhas rodeada por cabanas e barquinhos.

Outras praias bastante visitadas são a Ponta do Cururu, Pindobal (9ªcolocada no ranking da plataforma), Ponta do Muretá, Ponta de Pedras, Lago Preto, Praia do Carapanari, Ponta do Caxambú e Maguari

SALINÓPOLIS

A Praia do Atalaia, em Salinópolis, é um dos balneários mais visitados da região nordeste paraense e, também, um importante celeiro de biodiversidade por ser local de desova de tartarugas marinhas. A praia, Top 2 da plataforma, com quase 6 quilômetros de faixa de areia clara, conta com uma área de dunas e uma lagoa de água doce chamado de “Lago da Coca-Cola”, tornando a praia uma das melhores e mais frequentadas praias do estado.

O Atalaia permite a circulação de carros e estacionamento na faixa de areia, porém, é preciso ficar de olho no movimento das marés. Durante a maré baixa, a faixa de areia fica gigante e surgem várias piscinas naturais. A praia do Atalaia fica a 15 km do centro de Salinópolis, mas o bairro é repleto de hotéis, pousadas e agitados quiosques e barracas de praia e restaurantes.

Outra praia bastante frequentada é a do Farol Velho (10ª colocada no ranking da Tripadvisor), ao lado do Atalaia. Também é possível entrar de carro na areia da praia, onde a maré muda bastante a faixa de areia. Tem 4 km de extensão, mas na ponta esquerda, ganha o nome de Praia Ponta do Espadarte, localizada em uma ponta estreita entre o Rio Arapepó e o mar do oceano Atlântico.

O Espadarte é uma praia para quem quer um local sossegado, conta com três estruturas de restaurantes. Para chegar nessa praia é preciso fazer a travessia do rio, que tem 500 m de largura. Há barqueiros que levam os visitantes a partir da Praça do Pescador, sendo possível chegar de carro pela areia da praia do Farol Velho durante a maré baixa.

Outra praia bastante frequentada é a Praia do Maçarico, com 13 km de extensão, localizada em frente à cidade, sendo uma praia preservada que conta com uma grande área verde, com igarapés, mangues e dunas.

BARCARENA

A praia do Caripi, em Barcarena, no nordeste do Pará, está ranqueada como a 6ª melhor na plataforma. Sem dúvida é um dos grandes atrativos turísticos da Amazônia. É uma das praias de água doce mais procuradas por turistas que vem ao Estado do Pará e um dos destinos preferidos dos moradores da região metropolitana de Belém.

A praia possui águas calmas e claras, areia branca e fina, sendo cercada por vegetação nativa contando com uma boa infraestrutura para recebimento de visitantes, com barracas que oferecem comidas típicas da região. O Acesso à praia pode ser feito pela Alça Viária (PA 483), pelo Terminal Rodofluvial de carro, pelo Terminal Rodoviário de Belém e pela Praça do Pescador, no complexo Turístico do Ver-o-Peso. Além do Caripi, há opções de banho em outras ilhas e praias em Barcarena, como a Ilha das Onças, a Ilha de Trambioca e Fazendinha.

MOSQUEIRO

A Tripadvisor também classificou as 10 melhores praias da ilha do Mosqueiro, também conhecida como “Ilha do Amor”. Localizada a 86 quilômetros do centro de Belém. As praias são tradicionalmente os maiores atrativos da Ilha de Mosqueiro: são mais de 30 quilômetros de areia banhada pelo rio num colar de 22 praias. Em momentos de preamar, principalmente quando os ventos estão fortes, as águas doces ficam bravas e formavam ondas típicas de praias oceânicas, na maioria delas é quase impossível avistar a outra margem.

Ao entrar na ilha o visitante passa primeiramente pela praia do Chapéu Virado, que foi urbanizada entre os anos 1930 e 1940 pelo prefeito Abelardo Conduru. A praia era uma só, mais foi dividida, com a criação da Praia do Farol, que tem uma história ligada à família de Zacharias e Adelaide, que construíram o Hotel Farol, patrimônio histórico e testemunha da história de amor do casal que existe até hoje na praia.

A praia do Paraíso (7ª colocada no ranking da Tripadvisor) é considerada a primeira praia de Mosqueiro e surgiu no local onde existia uma fazenda colonial hoje em ruínas. Uma das mais frequentadas da ilha, a Praia do Paraíso é tranquila e o lugar ideal para passar o dia todo de descanso entre água, areia e redários que convidam a uma boa soneca depois do almoço.

Vizinha à Praia do Paraíso, a Praia do Marahu tem visual mais rústico e cercado por verde. Ideal para quem prefere menos infraestrutura. Oferece uma variedade de atividades, que vão desde relaxar à beira-mar até se aventurar em caminhadas, trilhas e esportes aquáticos. As praias do Murubira, Ariramba, São Francisco, do Bispo e Praia do Porto Arthur completam as praias mais procuradas da ilha.

BRAGANÇA

Ainda no Nordeste do Estado, a praia de Ajuruteua é um dos destinos mais procurados na região do Caeté e ranqueada como 8ª melhor praia pelo Tripadvisor. Localizada no município de Bragança, Ajuruteua é uma das mais belas praias do litoral paraense. Para chegar lá o visitante sai de Belém pela BR 316/PA458 e percorre 213km até Bragança, e mais 36 km do centro urbano a até a praia.

O nome da praia é originado da junção entre as palavras “ajiru”, um fruto típico do local, e da expressão indígena “tela”, que significa lugar onde tem muito, ou lugar de. Tem aproximadamente 3 km de extensão e 800 m de largura, em maré baixa, constituída de areia fina e branca, águas claras e ondas fortes e está cercada por dunas e vegetação de mangue.

Às vésperas das festas de final de ano, o governo do Pará entregou à população bragantina a nova orla da praia de Ajuruteua, no nordeste do Estado. Um equipamento urbano totalmente reconstruído e urbanizado que vai fomentar o turismo e a economia local na região.

MARAJÓ

O “Top 3” da plataforma é a praia do pesqueiro, localizada no município de Soure. O cenário marajoara traz a simplicidade e vivências únicas. O local é a morada de pescadores e extrativistas, oferecendo experiências inesquecíveis por conta do estilo de vida das comunidades regionais, como a produção de cerâmicas, preparo da culinária exótica e a rotina das fazendas de búfalos.

A praia possui uma paisagem que muda conforme o ritmo das marés na baía do Marajó. Durante o verão, é bastante frequentada por famílias que desfrutam das pequenas piscinas naturais, do banho de sol e dos passeios de búfalos pelas trilhas e manguezais.

Ainda em Soure o Tripadvisor recomenda a praia de Barra Velha, a 4ª favorita dos visitantes na plataforma, que foi oficialmente reconhecida como patrimônio cultural imaterial. A praia é um dos principais destinos turísticos da região, atraindo visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo.

Com uma paisagem rústica e paradisíaca, a Praia da Barra Velha encanta por sua vasta extensão de areia dourada, dunas imponentes e a possibilidade de passeios únicos com búfalos, símbolo marcante do Marajó. O local é banhado por águas salobras, resultado do encontro entre o rio e o mar.

COTIJUBA

Localizada na Ilha de Cotijuba, distante cerca de 45 minutos de Belém, a Praia do Vai-Quem-Quer leva esse nome especialmente devido à distância e a dificuldade de acesso, levando os visitantes mais aventureiros a optarem pelo percurso feito a pé.

Uma entre as 42 ilhas que integram a região insular de Belém, Cotijuba foi transformada por Lei Municipal, em 1990, em área de Proteção Ambiental, o que obriga a preservação dos ecossistemas. O acesso à ilha é feito por embarcações que saem de Icoaraci.

Com área de cerca de 60 km² e costa com 20 quilômetros de praias praticamente inexploradas, Cotijuba é o local preferido pela tribo mais “alternativa”, pelos encantos paradisíacos, como as praias rústicas, a exemplo do “Vai-Quem-Quer”.

Logo na saída do Porto Antônio Tavernard, Cotijuba guarda um pedaço importante da história do Pará: as ruínas do Educandário Nogueira de Farias. Construído em 1936 para abrigar menores de idade que precisavam cumprir medidas judiciais, que virou prisão política na época da Ditadura Militar.

Durante os anos de chumbo, o espaço passou a ser ocupado também por adultos presos pela polícia de Cotijuba, depois que o “presídio do seringal” foi desativado na ilha.

Para chegar à praia existem charretes, mototáxis ou serviço de transporte dos chamados “bondinhos”, puxados por pequenos tratores que levam os visitantes do porto da ilha até o Vai-Quem-Quer, sempre no intervalo de 1h entre cada viagem.

OUTEIRO

Outeiro é um dos oito distritos administrativos de Belém. Sua parte insular é composta por 26 ilhas. Caratateua (sede do Distrito de Outeiro) é a mais povoada com cerca de 80.000 habitantes, distribuídas em quatro bairros, distante cerca de 25km do centro de Belém. É ligada pelo Distrito de Icoaraci através de uma ponte construída nos anos 80 do século passado.

Assim como Icoaraci e Mosqueiro, Outeiro é uma região balneária muito procurada, em especial devido à proximidade com o centro da capital, por pessoas que vão ao local em busca de suas sete praias de água doce.

A ilha é banhada por águas doces, turvas, de característica barrenta, provenientes da baía do Guajará. Tem como principais atrativos turísticos suas praias, entre as quais a Praia do Amor, Praia Grande e Praia da Brasília. Sua orla é em sua maior parte urbanizada, contando com várias barracas que servem frutos do mar em geral e bebidas diversas.

Possui ligação com Belém por vans de transporte alternativo, que fazem linha Outeiro-Icoaraci e Outeiro-Belém, linhas de ônibus que passam pelo Terminal Rodoviário de Belém a cada 30 minutos. O tempo de viagem é de aproximadamente 45 minutos.

MARABÁ

A Praia do Tucunaré, em Marabá, emerge apenas durante o verão amazônico, entre os meses de julho a novembro e se tornou um dos principais destinos de veranistas no sudeste do Pará. As areias da ilha começam a ser avistadas em meados de abril, mas é na alta estação do verão, em julho, que a procura é maior, tornando-a a atração principal.

A praia proporciona aos veranistas, práticas de esportes náuticos e de areia, camping, pesca esportiva. É uma das principais atrações da cidade e um dos destinos mais visitados pelos turistas. Com 5 quilômetros de extensão, fica localizada em frente ao núcleo da Marabá Pioneira, é formada pela vazante do rio Tocantins.

O local possui uma boa infraestrutura de serviços e é um dos mais visitados pelos turistas, que ficam em suas mesas e cadeiras dentro d’água apreciando a paisagem. O acesso para o balneário é pela orla de Marabá. Turistas podem partir de ônibus da capital. A viagem leva cerca de 10 horas de duração pela PA-150. Também é possível chegar na cidade de avião.

MAIANDEUA/ALGODOAL

Considerada uma das praias mais bonitas do Pará, a praia da Princesa. Localizada na ilha de Algodoal, a cerca de 170 quilômetros de Belém, é muito procurada por turistas devido as belezas naturais e por ser uma área de proteção ambiental. Banhada pelo Atlântico, possui areias brancas, dunas com vegetação nativa e um lago.

Algodoal é na verdade uma vila dentro da ilha de Maiandeua, com 14 km de areia, dunas e paisagens deslumbrantes, é uma área de preservação ambiental, onde é proibido veículo motorizado. Para chegar até o local é preciso atravessar de canoa um canal (30 a 40 minutos) até a Vila de Algodoal ou pagar uma charrete, caso a maré esteja baixa.

Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

A praia da Princesa é a mais famosa de Algodoal. Para chegar nela, é necessário atravessar o rio, no canto direito da Praia da Vila. Quando a maré está baixa, é possível atravessar caminhando. Na maré alta, os barqueiros fazem a travessia. A melhor época para ir à Ilha de Algodoal é de agosto a novembro, meses com menos chuvas.


Leitor opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Hot Classics

Underground radio

Faixa actual

Título

Artista

AO VIVO

Weekend Diário

07:00 12:00

AO VIVO

Weekend Diário

07:00 12:00