Veja o resultado inicial do Edital de Quadrilhas Juninas 2025
Publicado Diário FMem 16/05/2025
No coração das festas juninas paraenses, as quadrilhas se destacam como manifestações culturais que unem tradição, arte, dança e identidade regional. Todos os anos, os meses de junho e julho ganham brilho especial com os ensaios, as roupas coloridas, a música contagiante e o espetáculo que toma conta das arenas e dos bairros.
Com esse espírito, a Fundação Cultural do Pará (FCP) publicou, nesta sexta-feira (16), no Diário Oficial do Estado, o resultado preliminar da fase de habilitação do Edital de Quadrilhas Juninas 2025. A lista revela quais grupos seguem habilitados para concorrer no tradicional XXI Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, promovido pelo Governo do Estado por meio da FCP.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Circo Celestia estreia temporada em Belém
- Comércio de Belém já está no clima de festa junina
- Pararraiá 2025: Confira a programação completa e quem estará no festival
Os grupos que não foram habilitados nesta primeira etapa ainda têm uma chance de reverter a decisão. Eles poderão entrar com recurso dentro de um prazo de dois dias úteis, conforme as orientações do edital. O formulário específico para isso está disponível no site da Fundação.
Segundo o presidente da FCP, Thiago Miranda, o concurso é parte de uma série de ações do governo estadual que buscam democratizar o acesso aos recursos de fomento cultural, especialmente no campo da cultura popular. “O concurso de quadrilhas juninas, assim como o edital de folguedos, é mais uma ação do Governo do Estado que visa promover e democratizar o acesso aos recursos para o fomento de bens e serviços artísticos e culturais, sendo uma estratégia para valorização e visibilidade da produção cultural do Pará”, explicou.
Quer ler mais notícias de Entretenimento? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Em 2025, a premiação total será de cerca de R$ 570 mil, valor que será distribuído entre as quadrilhas e profissionais envolvidos – incluindo misses, marcadores, estilistas e coreógrafos, nas categorias adulta e mirim. Além dos prêmios em dinheiro, todas as quadrilhas que participarem receberão um certificado de participação no concurso estadual.
O sorteio da ordem de apresentação será realizado de forma híbrida, no próximo dia 23 de maio, às 10h, na sede da Fundação Cultural do Pará, em Belém. Cada grupo poderá enviar um representante para acompanhar o processo. Haverá também a possibilidade de troca de data e horário entre as quadrilhas, desde que o acordo seja comunicado à coordenação do concurso em até 48 horas após o sorteio.
As apresentações oficiais do XXI Concurso ocorrerão entre os dias 13 e 27 de junho, com apuração dos resultados no dia 28 e a premiação marcada para 29 de junho.